domingo, 29 de janeiro de 2023

CAPAS (33) - F. IBAÑEZ (1.ª parte)

Francisco Ibañez Talavera (ou F. Ibañez, como assina), o grande desenhador humorístico espanhol, nascido em Barcelona, em 1936, há muito que merecia um post nesta rubrica do BDBD. 
Ibañez criou Salamão e Mortadelo - os seus personagens mais famosos - em 1957, publicando-os na revista PulgarcitoOutros personagens se seguiram na vasta galeria de séries humorísticas com que Ibañez nos tem brindado ao longo dos anos ("Pepe Gotera y Otílio", "Botones Sacarino", "Rompetechos", "Chicha, Tato y Clodoveo", "13 Rua del Percebe", "Tete Cohete" etc) 
Com vários prémios no seu vasto curriculum, destacamos o Grande Prémio do Salón del Comic de Barcelona, em 2001. 
A verdade é que este genial autor, para além de obra vasta e importante na área da banda desenhada, tem especiais méritos no desenho de capas das aventuras dos seus personagens. Absolutamente fabulosas!
E dado que seria impossível condensar num só post tantos e tão divertidos trabalhos, decidimos dividir este artigo em vários, permitindo, assim, apreciar melhor a arte de Ibañez.
Neste primeiro post, trazemos capas de Salamão e Mortadelo (ou Mortadelo y Filemon, no original), personagens já publicados em álbum no nosso país (Edições Paralelo, Meribérica e Asa) e na revista "Jornal da BD".
Divirtam-se, então, com a arte de Ibañez!
CR

1 comentário:

  1. A capa do Mundial 86 na verdade não é do Ibáñez, está assinada Bruguera Equip. É dos gajos que o substituíram quando a Bruguera o tirou das suas próprias personagens.

    ResponderEliminar