terça-feira, 17 de maio de 2022

HERÓIS INESQUECÍVEIS (80) - POPEYE


​Um dia, mais precisamente a 17 de Janeiro de 1929, o norte-americano Elzie Crisler Segar (1894-1938) fez nascer "Popeye" numa tira de jornal "Thimble Theatre". Foi uma estreia logo triunfal!
A primeira aparição de Popeye, na tira "Thimble Theatre",
no New York Journal (17.01.1929)

"Popeye" é um patusco marinheiro, muito audaz e corajosamente divertido justiceiro, sobretudo quando emborca uma lata de espinafres. Fez "navegações" variadas e imparáveis até 1988. Mesmo após a morte do autor a 13 de Outubro de 1938, as aventuras de "Popeye" continuaram com otros argumentistas e outros desenhistas. Destes, o mais famoso foi Bud Sagendorf (1915-1994). Entretanto, foi sulcando as suas aventuras por diversas publicações de Banda Desenhada, pelo Cinema de Animação, pela Rádio, por Videojogos e, no Cinema, em 1980, na longa-metragem homónima realizada por Robert Altman, onde os principais são: Robin Williams (Popeye), Shelley Duvail (Olívia Palito), Paul L. Smith (Bruto) e West Evans Hurt (Gugu, o garotito adotado por Popeye e Olívia).
Cartaz oficial do filme "Popeye" (1980)

Uma selecção de alguns episódios de "Popeye" em cinema de animação.

Como digno homem do mar, "Popeye" tem as suas características próprias: veste como um marinheiro, fuma cachimbo, usa tatuagens (âncoras) nos seus braços avantajadamente musculados, etc.
O seu nome deriva de pop eye, ou seja "olho quebrado" ou "olho arrancado", aproximando-se mais e com um certo esforço do termo "pipoca"...
A sua namorada, depois esposa, a magrizela Olívia Palito, no original, é Olive Oyl... Vem de Olive Oil, ou seja, Azeite ou Óleo de Azeitona... Topam?
O frequente vilão Bruto ou Brutus, no original Bluto, é um quase eterno apaixonado de Olívia e rival de Popeye, mas às vezes, até se alia ao marujo para safar Olívia de situações pouco agradáveis para todos.
Teoricamente, Popeye e Brutus na idade, estão na casa dos trintões, enquanto Olívia pelos finais dos anos vinte.
Alguns teóricos e/ou críticos, descrevem "Popeye", devido à sua super força com influência dos milagrosos espinafres, como um precursor dos super-heróis dos Estados Unidos. Será?...
LB


Elzie Segar, o criador, e Bud Sagendorf, o mais famoso continuador de "Popeye"

Elzie C. Segar desenhando Popeye, enquanto é observado pelos filhos.

Página dominical de "Thimble Theatre", por Elzie C. Segar (11.10.1936)

Últimas tiras dominicais de "Popeye" creditadas a E. C. Segar (2.10.1938).
O autor viria a falecer alguns dias depois.

Popeye foi também incluído na colecção "Os Clássicos da Banda Desenhada" (#19)
Edição Correio da Manhã (01.02.2004)

Alguns dos vários personagens da série



Sem comentários:

Enviar um comentário