segunda-feira, 15 de novembro de 2021

ILUSTRAÇÕES E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS por José Ruy (5)



Este livro de Primeiras Letras do Professor Janeiro Acabado, para o qual o meu amigo e colega Vítor Silva me convidou para fazer umas ilustrações que envolviam animais, saiu por volta de 1949, creio, pois não tem data marcada.
A capa é de autoria do Vítor Silva, e as próprias letras do título foram desenhadas. Só as que aparecem em baixo, sobre os editores, são em composição tipográfica, pois o livro foi impresso em tipografia. Portanto foram feitas zincogravuras das três cores, executadas separadamente.
Embora este meu colega (quanto a mim o melhor do nosso grupo formado na escola António Arroio nessa altura) desenhasse tudo muito bem, achou de me convidar para fazer certas ilustrações, por eu estar a praticar o estudo dos animais, do natural. Devo-lhe essa deferência.

À esquerda estão os desenhos do Vítor Silva, para poderem ver a delicadeza do traço. À direita, uma das minhas ilustrações no livro.

As figuras desenhadas serviam de incentivo para ajudar à leitura, nessa fase por que os iniciados passam na aprendizagem, e facilitar assim a compreensão.

Os textos eram adaptados de contos tradicionais, com mais alguns detalhes.

O livro foi igualmente impresso pelo processo tipográfico, por isso as imagens foram reproduzidas em zincogravura (em relevo) com as cores em separado.
A meia-tinta da cor, conseguida por meio de retícula, foi incluída no próprio desenho, para evitar fazerem fotogravura, que encarecia o orçamento. Portanto além do desenho da ilustração, fazíamos através de uma mesa de transparências o desenho da cor a tinta da china, pois a tonalidade era dada na oficina na altura da impressão.


Esta experiência de ilustrações em livros, manteve-se através dos anos, embora a minha atividade principal fosse a das histórias em quadrinhos.



No próximo artigo vou mostrar-vos um livro que ilustrei para a editora Ática, onde ensaiei um estilo diferente.

1 comentário: