quinta-feira, 25 de novembro de 2021

NOVIDADES EDITORIAIS (229)

ASTÉRIX E O GRIFO - Edição Asa. Autores, segundo Goscinny e Uderzo: Jean-Yves Ferri, Didier Convard e Thierry Mébarki. Tradução de Maria José Pereira e Paula Caetano.
O grifo é um animal mitológico, lendário... às vezes perigoso e assustador, outras benéfico e protector, consoante as crenças dos povos. 
Júlio César toma conhecimento da sua provável existência e deseja-o para a sua colecção de troféus. E lá partem Astérix, Obélix, Panoramix e o Ideiafix, para as distantes e misteriosas zonas geladas do leste europeu e territórios asiáticos vizinhos, na busca do enigmático grifo. Em paralelo, também vai uma convencida força militar romana... 
E começam as mais divertidas trapalhadas, onde também participam as lendárias mulheres-guerreiras, as famosas Amazonas.
Porém, o grande herói acaba por ser o cachorrinho Ideiafix que se trava de animada amizade com os lobos, para grande aflição de Obélix.
Uma narrativa muito cómica e plena de surpresas.


AMOR DE PERDIÇÃO - Edição Levoir/RTP. Autores, segundo Camilo Castelo Branco: argumento de João Miguel Lameiras, arte de Miguel Jorge e cores de Patrícia Búzio e Catarina Quintas. E ainda, um dossiê final por João Paulo Braga, versando o autor do romance.
E nesta curta colecção, Camilo Castelo Branco teve muito mais sorte que o seu confrade Eça de Queiroz em relação a "Os Maias", que ficou desvalorizado na qualidade.
O infeliz Camilo tem imensa e valorosa obra, mas, praticamente, só o romance "Amor de Perdição" tem sido "agarrado" por diversas vezes, pelo Cinema, Televisão e Banda Desenhada. Coisas que acontecem, mas que não se aceitam de ânimo leve!
No nosso post, a 18 de Abril de 2015, aqui no BDBD, focamos a vida e obra de Camilo Castelo Branco. Tentem visitá-lo ou revisitá-lo, para melhor avivarem a memória. Por agora, um pleno aplauso por esta versão em BD com responsáveis portugueses, nossos. Bravo!


NÃO TERÁS OUTRO DEUS... - ​Edição Ala dos Livros. Autores: argumento e traço do francês Joann Sfar e apoio nas cores de Brigitte Findakly.
Com uma crítica acutilante e um corajoso humor, Sfar criou em tempos uma série que logo se tornou muito aplaudida, "O Gato do Rabino". Em Portugal foram editados os cinco primeiros tomos, publicados por outra editora que não a actual. Depois houve um "certo silêncio". Mas eis que agora, via Ala dos Livros, nos surge o sexto e tão esperdo álbum, "Não Terás Outro Deus Além de Mim".
No sarcasmo, na sátira e até mesmo na ternura que Sfar acentua nesta série, o herói central é um gato espantoso e crítico impecável dos humanos. Pois é: ele entende bem os humanos mas os humanos não o entendem devidamente...
É preciso conhecer os gatos e esta delirante série BD!


VOYAGE AU CENTRE DE LA TERRE - ​Edição Glénat. Autores, segundo Jules Verne: argumento de Curd Ridel, traço de Frédéric Garcia, cores de Jacky Robert, capa de Chris Regnault e dossiê final de François Bayle e Agrippine Virgoulon.
O francês Jules Verne e o italiano Emilio Salgari, rivalizaram-se escrevendo uma infinidade de romances de aventuras que, em devido tempo, entusiasmaram uma imensidão de leitores, sobretudo na Europa e outros países "marcadamente europeus" noutros continentes...
Contudo, se, de um modo geral, Salgari seguiu a linha da "aventura pela aventura" (cá por mim, LB, sempre preferi a série "Corsário Negro" à do "Sandokan"), Verne, que até certo ponto vogou na esteira do genial Leonardo Da Vinci, deste marcou nas suas obras aspectos científicos ou profetizantes que foram acontecendo nos futuros que foram chegando...
Cinco títulos, muito em especial, se destacam na vasta obra de Verne: "Vinte Mil Léguas Submarinas", "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias", "Miguel Strogoff", "Da Terra à Lua" e "Viagem ao Centro da Terra".
Este último, o mais intrigante, é de quase (senão total) realização. Verne, nas suas apostas visionárias, sabia-o bem mas, mesmo assim, escreveu-o.
Neste romance há um factor que limita (ao que se saiba) qualquer vida: as terríveis e altíssimas temperaturas, onde tudo e todos se derretem ou ficam cinzas para sempre!

LB

Sem comentários:

Enviar um comentário