quarta-feira, 31 de março de 2021

BREVES (92)

PRÉMIO JORGE MAGALHÃES PARA ARGUMENTO DE BD
A editora Ala dos Livros, num gesto que aplaudimos e apoiamos plenamente, promove, a partir deste ano, o "Prémio de Argumento para Banda Desenhada Jorge Magalhães".
O Prémio - uma iniciativa da família de Jorge Magalhães (1938-2018) e da Ala dos Livros (a editora que os seus netos fundaram) - visa dignificar e valorizar o argumento de banda desenhada.
Implicitamente, esta iniciativa homenageia, também, o próprio Jorge Magalhães, figura ímpar no panorama bedéfilo português, considerado por muitos como um dos melhores argumentistas portugueses de sempre (foi autor de inúmeros contos e argumentos para BD publicados em jornais, revistas, álbuns e blogues), bem como investigador de renome e editor ou coordenador de revistas como o "Mundo de Aventuras", "Selecções BD", "O Mosquito" (5.ª série) ou "Heróis Inesquecíveis".
As candidaturas ao Prémio serão aceites até ao próximo dia 30 de Junho e o regulamento completo pode ser consultado aqui.


O MESTRE NÃO PÁRA: JOSÉ RUY ILUSTRA SÉRIE DOCUMENTAL DE ANTÓNIO-PEDRO VASCONCELOS
O Coronel Silva Carvalho, um dos protagonistas do "Golpe das Caldas", trocando impressões com José Ruy, enquanto este recolhia informação para a reconstituição dos acontecimentos (Foto: Gazeta das Caldas)
Segundo notícia veiculada pela Gazeta das Caldas, o conceituado realizador António-Pedro Vasconcelos está a trabalhar numa série documental, em seis episódios, intitulada "Conspiração", onde se propõe contar os acontecimentos que deram origem à Revolução do 25 de Abril de 1974.
Numa reedição recente do álbum de banda desenhada "Nascida das Águas", José Ruy acrescentou-lhe um capítulo sobre o chamado "Golpe das Caldas" (uma primeira tentativa falhada de golpe de Estado, ocorrida a 16 de Março desse mesmo ano de 1974). Por esse motivo, José Ruy foi convidado por António-Pedro Vasconcelos para ser seu consultor na série, colaborando, também, com várias ilustrações (algumas delas inéditas) onde reconstitui tudo aquilo que não foi fotografado ou filmado na época, por ser secreto.
"É com base em vinhetas existentes, e noutras novas que vou desenhar, que será feita a reconstituição dos acontecimentos", afirma José Ruy para quem ter sido escolhido como consultor desta série "é uma enorme honra".


PROCURAMOS REGISTOS DO MOURA BD!
Continuamos a solicitar a colaboração dos nossos leitores no sentido de nos ajudarem a contar a história do Moura BD, o Salão Internacional de Banda Desenhada de Moura, entretanto já desaparecido mas com muita coisa ainda por dizer.
Para aqueles que, eventualmente, tenham alguma vez visitado o salão e tenham também registado em fotografia ou vídeo alguma das suas dezoito edições, pedimos o favor de partilharem connosco esses documentos, que depois aqui publicaremos, naturalmente com os devidos créditos.
Podem entrar em contacto connosco através do nosso e-mail: bdbdblogue@gmail.com.
Desde já o nosso obrigado.


FALECEU CARLOS COSTA
Carlos Costa (02.03.1928-07.03.2021)
Faleceu no passado dia 7 de Março, poucos dias depois de completar 93 anos (e não 80, como erradamente a imprensa divulgou), Carlos Costa. 
Nome importante no panorama musical português, conhecido como um dos elementos fundadores do Trio Odemira, teve, também, um papel de relevo na Banda Desenhada. Para além de fervoroso coleccionador, fundou as Edições Época d'Ouro, onde publicou títulos como "História da BD Publicada em Portugal" (em dois volumes), "O Mosquito - 60.º Aniversário", "O Mosquito - Aventuras & Curiosidades", "A Arte de Bem Navegar - Navios Europeus do Séc. XIV ao Início do Séc. XVI", "Cavaleiro Andante", "ETCoelho - a Arte e a Vida" e "Dicionário dos Autores de Banda Desenhada e Cartoon em Portugal".
A sua paixão pelo "Mosquito" levou-o a imprimir, também, uma bela (e, hoje em dia, rara) colecção de calendários de bolso com variadas capas desta revista.
Presença assídua nos festivais e salões BD, falámos com ele em Dezembro passado, onde trocámos desejos de Boas Festas. Como sempre, a sua contagiante boa disposição desviou a conversa da frágil situação de saúde que atravessava. Pediu-nos o favor de lhe enviarmos, logo que possível, alguns números dos Cadernos Moura BD que lhe faltavam. E despedimo-nos até um dia destes...
Que descanse em paz.


ANIVERSÁRIOS EM ABRIL
Dia 01 - Philippe Fenec (francês)
Dia 03 - Daniel Ceppi (suíço)
Dia 05 - Carlos Pessoa
Dia 08 - Sérgio Macedo (brasileiro)
Dia 14 - Nelson Martins
Dia 18 - Victor Mesquita
Dia 27 - Andy Genen (luxemburguês)
Dia 30 - Jakob Klemencic (esloveno)
CR/LB

1 comentário:

  1. Tenho a dizer que o Carlos Costa foi um amigo e foi meu editor. Alguns trabalhos em BD, que ele promoveu com municípios, entregou-mos, confiante e sempre com aquele sorriso especial que lhe reconhecemos. O Carlos era uma força da Natureza, um homem de diálogo, de consensos e lutou como editor num meio um pouco agreste e desprezado como é a BD em Portugal.
    O Carlos foi um embaixador da música e ministro no apoio à arte desenhada. Poucos se igualam a ele na valia que teve nesses campos e onde a amizade nunca deixou de estar presente.
    Descansa em paz, Carlos Costa, porque mereces estar em paz e ser recordado na Terra como pessoa de cultura, de bem.
    Até sempre, amigo.

    ResponderEliminar