sexta-feira, 9 de novembro de 2018

HERÓIS INESQUECÍVEIS (59) - CAVALEIRO ARDENTE


Este corajoso paladino nasceu a 4 de Janeiro de 1966, na edição belga de “Tintin”, sob criação absoluta e plena de entusiasmo do mestre François Craenhals (1926-2004).
François Craenhals, recorde-se, foi o primeiro desenhista estrangeiro homenageado ao vivo nos saudosos Salões “Sobreda-BD”, em 1986, sendo também a primeira vez que veio a Portugal. E foi um autêntico e assolapado “amor à primeira vista”: apaixonou-se pelo nosso país, onde fez bons amigos, adorou o nosso peixe e os nossos vinhos, sobretudo o vinho verde que ele provou nesse ano.
Voltou à Sobreda, em 1990 e em 1992, e ao Salão-BD de Viseu, em 1998. Sonhava tornar à Sobreda mais uma vez, mas foi traído pelo seu coração durante uma operação em 2004...
Cavaleiro Ardente (Chevalier Ardent, no original), é um dos seus heróis (série) mais sedutores e vigorosos.
Conta, via edições Casterman, com 20 álbuns, donde também, com uma dezena na versão Integral.
Capa de "L'Arc de Saka", Ed. Casterman
Prancha de "L'Arc de Saka", Ed. Casterman
Capa de "Le Piege", Ed. Casterman
Capa de "Intégrale" #1, Ed. Casterman
Capa de "L'Intégrale" #3, Ed. Casterman

Outras aventuras suas, ligeiramente mais curtas, saíram por outras editoras: “Sang de Boeuf”, “La Salamandre”, “Le Tour Sarrasin”, “O Duende”, “Les Loups-Garous”, “Le Chien des Arboë”, etc.
Capa e prancha de "Sang de Boeuf", Ed. Magic Strip

Em Portugal, contou apenas com cinco  álbuns: o primeiro, “O Príncipe Negro”, pelas edições Bertrand, e os quatro seguintes (“Os Lobos de Rougecogne”, “A Lei das Estepe”, “A Trompa de Névoa” e “A Harpa Sagrada”) pelas edições Verbo.
Capa de "A Lei das Estepes", Ed. Difusão Verbo (1985)
Prancha de "A Lei das Estepes", Ed. Difusão Verbo (1985)
No entanto, outras histórias do Cavaleiro Ardente foram publicadas no “Mundo de Aventuras” e na edição portuguesa de “Tintin” (e publicações satélites).
Chevalier Ardent no "Mundo de Aventuras" #374 (11.12.1980), com capa de Augusto Trigo
No final deste post, reproduzimos do “Almada-BD Fanzine” n.º 1 (1990), quatro divertidos cartunes referente a este herói, sendo um deles, gentilmente criado pelo próprio Craenhals; os outros três, são de Artur Correia, Augusto Trigo e Vítor Teodósio. Magníficos!
Craenhals (1926-2004)
Hoje, os álbuns com aventuras do Cavaleiro Ardente em português, são bem raros de se encontrar. A série, “em oca teoria”, não vingou entre nós com o devido mérito que lhe era devido, por despiste ou total incapacidade das nossas editoras do “vou ali e já volto”... Paciência, já que continuamos desnorteados nas poeiras de Alcácer-Quibir!...
A arte do saudoso e amigo mestre François Craenhals e as bravuras maravilhosas do Cavaleiro Ardente, continuam bem vivas nos nossos bedéfilos que se prezam!
LB

Cartune de François Craenhals, in "Almada BD Fanzine" #1 (1990)
Cartune de Artur Correia, in "Almada BD Fanzine" #1 (1990)
Cartune de Augusto Trigo, in "Almada BD Fanzine" #1 (1990)
Cartune de Vítor Teodósio, in "Almada BD Fanzine" #1 (1990)

Sem comentários:

Enviar um comentário