segunda-feira, 29 de outubro de 2018

TALENTOS DA NOSSA EUROPA (28) - TITO (Espanha/França)

Tito
De seu nome completo Tibúrcio de la Llave, Tito nasceu a 4 de Maio de 1957 em Valdeverdeja (região de Toledo). Aos seis anos de idade foi com seus pais viver para França, na região de Paris. Estudou artes gráficas no Lycée de Sèvres.
Pelos anos 70, com o seu colega Jacques de Loustal, fundou o fanzine “Cyclone”, onde publicou os seus primeiros trabalhos.
Por algum tempo a sua arte esteve entregue à publicidade.
Em 1980, dá-se a sua autêntica estreia na Banda Desenhada com a série “Jaunes” (com 7 tomos), a única que teve um outro argumentista que não ele próprio, o controverso belga Jan Boucquoy.
Mas quase em simultâneo, inicia duas séries de pleno êxito: “Soledad” (6 tomos)...
 
...e “Tendre Banlieue (20 tomos, mais um Integral que reúne os episódios “Samantha”, “Les Yeux de Leïla” e “Regarde-moi!”).
Da sua belíssima obra, apenas um(?!) álbum foi em tempos editado em Portugal pela Meribérica: “A Derradeira Felicidade”, da série “Soledad”...
Foi argumentista de “Compagnons/Nouveau Départ” e participou no álbum colectivo “Les Magiciens d’Eau”. A sua obra mais recentemente editada, é “Le Choix d’Ivana”, um tema dramático mais para adultos.
Sempre afável e alegre, Tito esteve em Portugal nas edições da “Sobreda-BD” em 1991 (quando foi homenageado) e 1993. Depois, tornou ao nosso país como turista. E, em 2011, marcou grata presença no Salão-BD de Moura, onde foi também homenageado. Guarda, desde 1991, uma grata estima por Portugal.
Tito enquanto discursava no salão Moura BD 2011, momentos depois de receber o
"Troféu Balanito de Honra". Ao fundo, Monique Roque e Victor Mesquita
Tem um “defeito” divertido: é doido por doçaria e daí, aqui se regista um pândego episódio. Em 1991, num breve tempo livre de passeio a Lisboa, Olga Arriaga (então responsável pelo pelouro da Cultura da Junta de Freguesia da Sobreda), comprou e ofereceu-lhe um pacote com seis pastéis de nata, especialidade que ele, até então, desconhecia. Mal deliciado, provou o primeiro e exclamou: Vocês, Portugueses, são muito gulosos!
E foi uma gargalhada geral. Num ápice, devorou os restantes cinco pastéis!...
A obra diversificada de Tito merece bem ser conhecida e, até certo ponto, analisada. O seu valor, pelo seu humanismo, é indiscutível!
LB
Cartune - gentil colaboração de Tito para o "Almada BD Fanzine" #10 (1992)

1 comentário: