sexta-feira, 20 de outubro de 2017

PELA BD DOS OUTROS (25) - A BD DO SRI LANCA

Localização do Sri Lanca
Na Antiguidade Clássica e na Idade Média, este território era conhecido como Taprobana, tal como o nosso Camões cita logo no início de “Os Lusíadas”.
Depois, passou a ser mundialmente conhecido como Ceilão, até 1972, até que em 1978, passou oficialmente a denominar-se por Sri Lanca (ou Lanka).
É um território-ilha situado ao sul da Índia. Já seria habitado desde a Pré-História, e é uma amálgama de povos e religiões.
Esta república tem por capital política a cidade de Kotte, muito embora a principal cidade seja Colombo, fundada por D. Lourenço de Almeida. Exactamente, foram os portugueses os primeiros europeus a abordar e estabelecer-se neste território.
De um modo geral, houve uma reciprocidade de simpatia e mistura de portugueses e cingaleses diversos. Mais tarde, os cobiçosos holandeses tentaram e conseguiram dominar temporariamente a ilha. Depois, ainda mais ávidos, chegaram os ingleses imperialistas, até que o ex-Ceilão se tornou merecidamente independente em Fevereiro de 1948.
Tem como moeda a rupia cingalesa e ainda hoje há famílias com apelido português. Foi um dos países que sofreu as amarguras pelo trágico tsunami de 2004.
No Desporto, as principais modalidades são: o criquete, o voleibol e o atletismo, com o futebol por perto.
No plano da Banda Desenhada, tem um bom lote de desenhistas e cartunistas, como os veteranos Camillus Perera (este apelido - parece-nos - é, muito possivelmente, derivado do português Pereira)...

G.S. Fernando (1904-1990, também com sangue português?!)...

Aryadasa W. R. Wijesoma...
...e, nos exemplos mais recentes, Prageeth Eknaligoda... 

Winnie Hettigoda...

...e Atula Siriwardane.

São valores interessantes da Banda Desenhada do Sri Lanca que talvez interessem aos insaciáveis curiosos desta Arte...
Camillus Perera, G. S. Fernando, Atula Siriwardane e Aryadasa W. R. Wijesoma
Para terminar e para os bons “garfos”, indicam-se alguns dos pratos típicos da respectiva gastronomia: Appam (um tipo de panqueca tradicional), Kottu (um especial pastel bem recheado), Parippu (caril de lentilhas), Sambol (uma especialidade “escaldante” a polvilhar qualquer outra refeição), Kukul Mas (caril de galinha) ou ainda, Wambatu Moju (picles de beringela). E não será necessário, mas mesmo assim se lembra, que a maioria destes desafiadores pratos são altamente picantes...
O Embaixador do Sri Lanca para Portugal é residente em Paris.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário