Por: José Ruy
Harold Foster entintando uma prancha de Príncipe Valente |
As composições épicas, que
por vezes ocupavam quase toda a página numa única vinheta, eram monumentais.
Facilmente cativaram o apreço e a admiração do público, e todos os jornais que
publicavam a série, nas muitas cidades dos Estados Unidos da América,
mantiveram o formato, sem alteração.
Mas será que os seus
desenhos foram sempre respeitados no seu enquadramento original? É o que
veremos mais adiante. Por agora debrucemo-nos noutro pormenor, também
importante.
Bom aguarelista além de
desenhador a tinta-da-china, técnica que dominava magistralmente, Foster
coloria as pranchas dando largas à sua sensibilidade de pintor. Reparemos, na prancha seguinte, como
nas imagens onde se veem os Alpes, no horizonte, ele deixou sem contorno parte
das montanhas, criando um efeito de leveza e distância.
Todos os jornais que
simultaneamente publicavam a série nos Estados Unidos, usavam as quatro cores,
mantendo assim este efeito.
Mas nem a agência «King
Features Syndicate» nem o autor contaram com as publicações só a preto e
branco, e que foram muitas, principalmente na Europa.
A «King» fornecia aos jornais provas a preto sobre couché, e era assim que O Mosquito na década de 40 do século XX as recebia. Portanto o que não estava contornado a tinta-da-china não aparecia no desenho. E esses belíssimos efeitos de cor nos fundos perdiam-se.
A «King» fornecia aos jornais provas a preto sobre couché, e era assim que O Mosquito na década de 40 do século XX as recebia. Portanto o que não estava contornado a tinta-da-china não aparecia no desenho. E esses belíssimos efeitos de cor nos fundos perdiam-se.
Foster sobrepunha uma
retícula no traço negro do desenho, para ajudar a tirar um melhor partido da
cor, e na ausência desta mantinha a página com a meia-tinta que destacava os
volumes e por vezes também os planos.
Mas não previram o tamanho
de certas publicações, que por serem tão pequenas obrigavam a uma redução da
página inteira para além dos limites de segurança e do aceitável, e a retícula
nessa compressão, ao ser impressa no papel transformava-se num borrão
prejudicando o desenho.
(continua)
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