sábado, 8 de julho de 2017

TALENTOS DA NOSSA EUROPA (22) - SIRO (França)

Siro 
Este alto valor da nova geração de desenhistas franceses, Siro, nasceu a 12 de Outubro de 1969. Às vezes, assina como Sef Branger, mas seu nome real é Stéphane Brangier.
Autodidacta, pela sua obra notam-se influências da 9.ª Arte francófona e dos “comics” norte-americanos. Ocasionalmente, foi argumentista e, fugazmente, actor. Adora tocar guitarra e cozinhar. Como convidado especial, esteve em Portugal na edição do salão “Sobreda-BD”, em 1997.
Para as Éditions Zenda, estreou-se, em 1992, como autor completo, com a série “Master Volume”, em dois tomos: “Master Volume” e “Show Time”.

No entanto e entretanto, é com a série “Polka”, em cinco tomos e com argumentos do genial e controverso Didier Convard, que a sua notabilização começou a progredir: “Le Mal d’Orphée”, “Démokratie”, “A.D. Haine”, “Philosoft” e “Lobby Or Not Lobby”.
Uma bem conseguida parceria!

Mas o talento gráfico de Siro vai mais além pois prossegue, por exemplo, com as suas comparticipações em “Speedway” (dois tomos, com argumentos de Laurent-Frédéric Boilée)...

...“Agents Mossad” (três tomos, com argumentos de Pierre Boisserie e Frédéric Pioquin)...

...e ainda noutras apaixonantes séries, como “Voyageur”...

...“Aquablue”...

...e na histórica “La Croix de Cazenac”.

Nenhuma obra de Siro está, por enquanto, editada em Portugal...
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário