sábado, 1 de julho de 2017

PELA BD DOS OUTROS (24) - A BD do LUXEMBURGO

Localização do Luxemburgo na Europa
O Grão-Ducado do Luxemburgo, ou simplesmente Luxemburgo, é uma pequena nação europeia com a capital na Cidade do Luxemburgo.
Nação próspera, tem três línguas oficiais: o luxemburguês, o francês e o alemão, logo seguidas de mais dois idiomas preponderantes, o português e o italiano.
Tem o Euro como moeda e pertence à União Europeia, à OTAN e à OCDE.
Sendo oficialmente um estado laico, a religião católica tem uma certa força.
Os portugueses que aí residem e trabalham representam 17% da população.
Com uma História agitada, sempre teve a força para lutar pela sua liberdade e independência.
Culturalmente, tem na sua notabilidade os músicos Georges Lentz e Jean  Zinnen (o compositor do Hino Nacional luxemburguês); os cantores Sarah Bray, Camillo Felgen, Marion Welter, etc; os escritores Théophile Funck-Bretano, Norbert Jacques, Michel Rodange, Roger Manderscheid, etc.; os actores Sophie Carle, o já citado Camillo Felgen, Raoul Biltgen (também escritor) e outros mais.
Na Pintura, Joseph Kutter e Michel Majerus.
Na Fotografia, Edward Steichen.
No Desporto, salientam-se os tenistas Anne Kremer e Gillesüller Müller, a judoca Marie Müller, os ciclistas Ben Gastauer e Bob Jungels...
E a Banda Desenhada luxemburguesa?
Há aqui um facto muito engraçado: em 1986, quando eu (LB) coordenava os salões “Sobreda-BD”, consegui o contacto com o desenhista luxemburguês Sèrge Weis. Desafiado a expôr, enviou originais (posteriormente devolvidos) e, como foto para acompanhar a sua biografia, estava ele, todo divertido, sentado dentro da banheira!... Bizarramente, com o “rodar da carruagem”, perdemos o contacto um do outro! Que será feito do Sèrge?!...
Mas o Luxemburgo tem outros valores na sua BD, poucos, mas a considerar, como por exemplo: Pol Leuers (assina por norma como Poleurs), Fern (aliás, Fernand Weirich) e, mais novo, Andy Genen.
Pol Leurs, nascido a 27 de Setembro de 1947. Demarca-se sobretudo como cartunista e, por aqui, é infindável a lista de prémios que tem recebido ao longo da sua carreira. É uma aplaudível glória!


Fern, nasceu a 29 de Março de 1948. Tem sido também editado em França, donde as suas principais obras: “Pater Noster”, “Chaque Jeudi”, “Max”, “Plein-Air” e “Vive l’École”.




Andy Genen, nasceu a 22 de Abril de 1979. É assíduo participante no Festival de BD e Cartune na cidade de Contern.


Notas finais:
- O Luxemburgo mantém o seu anual Festival Internacional de Banda Desenhada em Contern.
- Na gastronomia, uma das principais especialidades, é o Cachaço de Porco Fumado com Favas (Judd Mat  Gaardebounen).
- O Luxemburgo tem Embaixada em Lisboa, na Rua das Janelas Verdes, n.º 43, 1200.690 Lisboa.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário