sábado, 9 de julho de 2016

NOVIDADES EDITORIAIS (97)

BOB MORANE, INTÉGRALE-3 - Edição Lombard. Antecipadas por um dossiê da autoria de Jacques Pessis, as narrativas deste terceiro tomo integral de “Bob Morane”, são as seguintes: “Échec à la Main Noire”, “Le Mystère de la Zone Z”, “La Valée des Crotales” e “L’Épée du Paladin”.
Os argumentos são do famoso Henri Verne, cabendo toda a arte gráfica das quatro aventuras a Gérald Forton. As acções passam-se,respectivamente, em Veneza, em Singapura e na ilha de Bornéu, no Novo México e... na Idade Média.
Pela pena de Verne, os heróis Bob Morane Bill Ballantine, fartam-se de viajar, não como turistas, mas como dois valentes e destemidos, enfrentando turbulentas aventuras.
As cores estão por vezes muito carregadas, respeitando o sistema da época em que foram inicialmente publicadas. Os argumentos também sofrem um erro relativo, de que então não se cuidava. Por exemplo. dias a fio em pleno mato, e a barba dos personagens masculinos não dá sinal de vida!... Ou o pormenor, em “O Mistério da Zona Z, em que durante dois dias seguidos, Morane, Ballantine Miss Evans, navegamnavegam por um rio, numa piroga... Não param para comer, dormir ou para lógicas necessidades fisiológicas!... Como era ingénua a criação da BD nos anos 60 do século passado!
De qualquer modo, para o bedéfilo atento, curioso e coleccionador, é muito vantajoso ler ou reler esta série, agora em versão integral.


TERRE ÉTRANGÈRE - Edição Delcourt. Argumento de Leo e Rodolphe, traço de Zoran Janjetov e cores de Zoran Janjetov Jr.
“Terre Étrangère” é o segundo tomo da série “Centaurus”. E por este ambiente de ficção futurista, o encanto da proposta da obra não é nada gratuito. Antes pelo contrário, cativa-nos  desde o início.
Num hipotético futuro bem distante, o planeta Terra tornou-se inabitável. Numa gigantesca “nave-mundo”, os descendentes atravessam o imenso espaço em busca de um planeta de acolhimento, que julgam ter encontrado na constelação de Centauro...
Mas cuidado com as aparências e as armadilhas!...

RÉSISTANTS - Edição Casterman. O francês Hugues Micol, é o autor total desta série, “Le Printemps Humain”, da qual “Résistants” é o segundo tomo e pressupostamente o último.
Também num certo tipo de ficção, vemos aqui a Terra dominada e escravizada por seres tenebrosos, vindos de muito além do nosso planeta.
Paira uma imensa angústia e gera-se uma revolta entre os terrestres. É necessária a guerra, a valorosa guerrilha da libertação! A esse dever de guerra, todos os homens sobre a Terra, sabem que ele exige uma unidade humana. Vencerão?
Claro que subentendemos bem que estes sinistros “extraterrestres” podem simbolizar as cruéis dominações de Hitler, Estaline ou das mentes imperialistas de Londres, Pequim ou Washington... Estão a topar?
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário