sexta-feira, 15 de julho de 2016

HERÓIS INESQUECÍVEIS (41) - CAPITAN

Este herói espadachim, “contemporâneo” de D'Artagnan, foi criado em Setembro de 1963 na revista “Tintin” (edição belga) pelo casal Fred (1927-2013) e Liliane Funcken (1927-2015). Yves Duval também colaborou no argumento de alguns episódios.
Liliane e Fred Funcken
Capitan De Castaignacquase sempre acompanhado pelo seu fiel e corajoso servidor Larossevem a tornar-se num agente secreto do Cardeal Richelieu, então primeiro-ministro de França.
A série, editada pela Lombard (sete primeiros tomos) e pela Bedescope (os últimos dois), compõe-se de nove álbuns, dos quais não há um único editado em português.
No entanto, cinco aventuras de Capitan foram publicadas em revistas nossas: três nas “Selecções do Mundo de Aventuras” (n.ºs 192, 200 e 221), uma no “Mundo de Aventuras (II fase) n.º 261, e a outra, em 1973, na edição portuguesa da revista “Tintin”.
Prancha de "Em Guarda, Capitão!", in "Selecções do Mundo de Aventuras" #192
Prancha de "Em Guarda, Capitão!", in "Selecções do Mundo de Aventuras" #192
Prancha de "Capitão e os Conspiradores", in "Selecções do Mundo de Aventuras" #200
Prancha de "O Homem da Máscara de Couro", in "Selecções do Mundo de Aventuras" #221
Por esta bela série se regista, como sempre, o rigor na arte gráfica de Liliane e Fred Funcken, onde se demarcam belos e entusiasmantes momentos dignos das histórias de capa-e-espada.
O valoroso De Castaignac, havia deixado a sua natal Gasconha, rumo a Paris, onde contava fazer fortuna... É na capital de França que vem a conhecer D’Artagnan, que o apresenta e apadrinha ao temível e astuto Richelieu, que acaba por nomeá-lo como um dos seus agentes secretos.
Repetimos: pela série, não falham cativantes aventuras cheias de acção e com muita espadeirada pelo meio!
En garde, bedéfilos!
LB

Prancha de "Capitan et le Masque de Cuir" (em português, "O Homem da Máscara de Couro",
publicado nas "Selecções do Mundo de Aventuras" #221)
Prancha de "Capitan et l' Agent Secret" (inédito em Portugal)



4 comentários:

  1. Este personagem foi provavelmente inspirado no senhor de Capestang, protagonista do romance "Le Capitan", de Michel Zévaco. A história é muito semelhante, desde a chegada de Capestang a Paris até sua luta contra Concino Concini.

    ResponderEliminar
  2. Caro Armand

    Grato pelo seu comentário, mas nada posso confirmar. Em duas enciclopédias-BD que fui consultar, não há qualquer referência a Zévaco, sendo que numa delas indicam que os Funcken se inspiraram no próprio D’Artagnan de Dumas...
    Do Zévaco, li dois ou três romances quando era adolescente. Com o título “Capitan”, adaptado de Zévaco, vi há muitos anos, o filme, com o actor Jean Marais.
    Um abraço
    Luiz Beira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luiz Beira,

      Obrigado pela sua resposta, também já li que o De Castaignac foi inspirado em D'Artagnan. Como Zévaco não é tão conhecido, creio que não será possível saber se ele inspirou ou não o "Capitan" da banda desenhada.
      Li diversos romances de Zévaco, "Pardaillan", "Ponte dos Suspiros", "Don Juan", "Nostradamus", "Heroína" e, claro, "Capitan". O filme com o Jean Marais modificou um pouco história. A versão mais fiel é a de 1946, com o actor Jean Pâqui.
      Uma abraço,
      Armand

      Eliminar
    2. Caro Armand
      Obrigado pela informação.
      Saudações bedéfilas
      Luiz Beira

      Eliminar