quarta-feira, 25 de maio de 2016

NOVIDADES EDITORIAIS (93)

PANDORA #1 - Foi uma maravilhosa surpresa depararmos com o n.º 1 da luxuosa revista de “Banda Desenhada e Ficção”, publicada em Abril passado pelas edições Casterman.
E que revista! São “apenas” 264 páginas com histórias completas e inéditas. Lá estão todos os géneros e estilos abrangendo mais de uma vintena de desenhistas francófonos, anglófonos, mas também, de Itália, Finlândia e Japão. Na verdade, um luxo admirável. E as narrativas servem todo o público, não importando a idade e/ou o gosto preferencial.
Do lote de desenhistas que participam neste primeiro tomo destacamos alguns (só alguns) talentos notáveis: o japonês Katsuhiro Otomo, os finlandeses Aapo Rapi e Ville Ranta, os italianos Lorenzo Mattoti e Fabio Viscogliosi e... dos outros, Christian Rossi, Michel Pirus, Eleanor Davis, Art Spiegelman, Johan De Moor, Jacques De Loustal, Matz, Bastien Vivés, etc.
A abrir este volume, um editorial do chefe-de-redacção Benoît Mouchart.
Aguardemos que em números futuros, alguns desenhistas portugueses também possam ser seleccionados para colaborar em “Pandora”...
Recorde-se  que Pandora, segundo a mitologia grega, foi a primeira mulher. de certo modo, como a Eva bíblica. Bela e sedutora, era também muito atrevida e curiosa, e guardava uma  caixa (ou cofre) que jamais deveria abrir. Mas não resistiu e abriu-a! Dela saltaram e se espalharam irrecuperavelmente pelo mundo, todos os males (ou seriam os bens?) ...
O número 2 de “Pandora” está programado para sair no próximo Outono.
Parabéns, Casterman!


TALCO DE VIDRO - Edição Polvo. Autor: Marcello Quintanilha.
O talento, como argumentista e como desenhista, do jovem brasileiro (a residir em Barcelona) Marcello Quintanilha, volta a entusiasmar-nos em pleno pela bela e corajosa força das suas criações.
Depois do escaldante “Tungsténio” (também editado pela Polvo), é agora “Talco de Vidro” que sacode em pleno as nossas meninges.
Aqui se narra a vida de Rosângela, uma mulher que tem tudo para ser rotineiramente feliz na vida, até que recebe a visita de uma prima que há muito não via, que não era tão acomodada no quotidiano, sendo porém, muito mais bela, aspecto que irrita Rosângela ... E vem o descontrolo, a queda vertiginosa da mesma Rosângela...
“Talco de Vidro” é um álbum-BD imperdível!


 
L’HOMME-OISEAU - Edição Casterman. Com argumento de Roger Seiter e arte de Régric (aliás, Frédéric Legrain), “L’Homme-Oiseau” é o 27.º tomo da série “Lefranc”, criada pelo saudoso mestre Jacques Martin.
O herói, o jornalista Guy Lefranc, integrado numa expedição científica, vai até à exótica Ilha da Páscoa, no Oceano Pacífico e sob bandeira do Chile.
Mas o súbito achamento no mar de um jovem pascoano que fora assassinado, levanta logo uma situação pesada a Lefranc e a toda a expedição.
E, por esse tempo, cai na ilha uma “nave espacial”, cujo piloto se escapa e que não pode ser apanhado pelas gentes da ilha e muito menos pelo pessoal de um outro navio, sob o comando do sinistro Axel Borg, o eterno  inimigo de Lefranc.
“L’Homme-Oiseau” é um dos mais conseguidos álbuns desta série na fase post-Martin.


Q.I. #138 - O incansável Edgard Guimarães fez-nos chegar mais um número do seu fanzine "Q.I." ("Quadrinhos Independentes"), como sempre com rubricas muito interessantes e colaboração diversa.
De entre estas, salientamos as dos nossos Carlos Gonçalves (que publica um texto sobre o Historial do Clube Português de Banda Desenhada) e José Ruy (que vê, transcrito directamente do nosso blogue, um artigo dedicado ao jornal "O Papagaio").
Duas entrevistas, a Marcio Sidnei e a Eugenio Colonnese; as habituais secções dedicadas às publicações amadoras e à correspondência trocada com os leitores do fanzine; a série "Poeta Viral" e uma mão cheia de colaborações gráficas avulsas, confirmam este "QI" como um caso sério no panorama editorial independente.

Sem comentários:

Enviar um comentário