segunda-feira, 5 de maio de 2014

PELA BD DOS OUTROS (11) - A BD SUL-AFRICANA

A Républica da África do Sul, ou República Sul-Africana, situa-se obviamente no sul de África, fazendo fronteiras com a Namíbia, o Botsuana, o Zimbábuè, Moçambique, o Reino da Suazilândia e ainda com o Reino do Lesoto (este, todo cercado pela África do Sul, como se fosse uma ilha). Tem como capital executiva a cidade de Pretória e como Moeda o Rand. Com vários povos mais ou menos autóctones, os portugueses sob o comando de Bartolomeu Dias, foram os primeiros europeus a aí chegar e a dobrar o famoso Cabo das Tormentas (depois, da Boa Esperança) em 1488. Muito mais tarde, foram chegando os holandeses e depois, os ingleses. Com o tempo, os holandeses assimilaram-se a colonos refugiados flamengos, franceses e alemães, dando origem ao povo e idioma bôer... 
Hoje nação moderna, rica e multirracial, é certamente o grande país, em todos os sentidos, do continente africano. Num passado recente, aqui viveram temporariamente o líder pacifista indiano Mahatma Gandhi (aliás, Mohandas Karamchand Gandhi) e o poeta português Fernando Pessoa.
Tem valorosos nomes ligados à política (Nelson Mandela, o bispo Desmond Tutu...), ao desporto (o atleta Oscar Pretorius, o jogador de râguebi François Pienaar, o futebolista Aaron Mokvena, o surfista Jordi Smith...), à canção (Miriam Makeba), ao cinema (o actor Sidney James, o realizador Peter Prowse...) e à literatura (Solomon T. Plaatje, Alan Paton, Athol Fugard e, entre muitos outros mais, os nobelizados Nadine Gordimer e John Maxwell Coetzee). É um infindável universo de valores!
E claro, também tem magníficos autores da sua Banda Desenhada, dos quais aqui se salientam alguns dos principais:
Enquanto Thomas Ochse Honiball (1905-1990) é um dos mais famosos veteranos, Daniel Mark Nel, é um dos representantes da nova geração, especialmente dedicado aos murais. De permeio e entre muitos outros, temos: Rayaan Cassiem, N.D. Mazin, Anton Kannemeyer e Williem Samuel.
Por fim, talvez os mais notáveis: 
Mogorosi Mothsumi...

...Conrad Botes...

...Roberto Millan...

...Karlien De Villiers (uma autora traduzida e editada em diversos países)...

...Zapiro (aliás, Jonathan Shapiro)...

...e Rico Schachrel (nascido na Áustria) que, em parceria  com Stephen Francis e Harry Dugmore, é o responsável da fenomenal série de tiras, "Madam & Eve" (A Senhora e Eva).
Esta série, verdadeiro delírio de popularidade, tem sido editada em vários países (sobretudo na Europa, excepto e por enquanto, em Portugal!!!...) e já deu origem a uma série televisiva sul-africana (iniciada em 2000), com as actrizes Val Donald-Bell (Madame) e Tina Jaxa (Eva), com  direcção de Andre Odentaal e Raymond Sargeant. Mais ainda: em Joanesburgo, foi levada à cena numa bem conseguida adaptação ao teatro musical.
"Madame & Eve", por Rico Schachrel, Stephen Francis e Harry Dugmore

É estranhamente curioso (ou será... incompreensível?) que Portugal, que por diversas razões está unido à África do Sul, continue casmurramente a desconhecer a Banda Desenhada Sul-Africana!...
LB

2 comentários:

  1. Talvez porque, em virtude de complexos xenófobos ou velhas reminiscências colonialistas, os portugueses ainda associem o que vem de África como sendo "primitivo" ou de fraca qualidade. Digo eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo :
      Desculpa, mas o teu " julgamento " não faz qualquer sentido. Acho-o precipitado e injusto, nada tendo a ver com a não edição (até agora) de qualquer BD Sul-Africana em Portugal.
      Saudações bedéfilas
      Luiz Beira

      Eliminar