terça-feira, 22 de abril de 2014

A BD A PRETO E BRANCO (12) - As escolhas de Carlos Rico (2)

JORDI BERNET (1944). 
Outro dos grandes mestres do preto e branco é o genial desenhador espanhol Jordi Bernet, que tem como obra de vulto "Torpedo 1936", com argumentos de Enrique Sanchéz Abuli (série publicada entre nós, nos anos 80, numa colecção de seis álbuns da Editorial Futura e, também, na revista "Mosquito"). Outras séries importantes de Bernet são "Clara de Noche", "Custer", "Jonah Hex", "Light and Bold", "Sarvan", "Historias Negras", etc. 
Fez também um episódio de Tex ("L'uomo di Atlanta") para a Bonelli Comics
Em 1991 foi-lhe atribuído o Grande Prémio do Salon del Comic de Barcelona, como reconhecimento pela sua obra.

Prancha de "L'uomo di Atlanta" (com argumento de Claudio Nizzi)
Prancha de "Torpedo 1936"




RUSS MANNING (1929-1981). 
Autor norte-americano, dono de um traço "limpo" e elegante, é reconhecido pelo seu trabalho em séries como "Magnus, Robot Fighter" (histórias de ficção científica, passadas no ano 4.000), "Tarzan" (de que Manning foi um dos melhores desenhadores), "Korak" ou "Star Wars" (escreveu e desenhou as tiras, de 1979-80).


Prancha de "Ricky Nelson"
Prancha de "Star Wars"


SERGIO TOPPI (1932-2013).
Italiano, nascido em Milão, fez publicidade, ilustração e desenho animado antes de se estrear na BD, em 1960. 
A qualidade do desenho aliada à soberba planificação que aplicava em cada prancha, fizeram de Toppi um nome incontornável da banda desenhada.
Em Portugal, tem obra publicada nas revistas "Jacto", "Jornal do Cuto" e Selecções BD", para além de alguns episódios da excelente série "À Descoberta do Mundo" (colecção de álbuns editados pela Dom Quixote).
Da sua obra imensa destacamos "Sharaz-De", adaptação dos Contos das Mil e Uma Noites de que apresentamos duas pranchas.

Pranchas da série "Sheraz-De"


Nota: A rubrica "A BD a Preto e Branco" será subdividida entre as escolhas pessoais de Luiz Beira (10 posts e 30 autores) e de Carlos Rico (idem), num total de 60 autores! As duas imagens que ilustram a obra de cada autor foram criteriosamente escolhidas por Luiz Beira e Carlos Rico e por esta ordem serão sempre apresentadas.

6 comentários:

  1. Parabéns pela ideia de publicar post sobre BD a preto e branco, Um abraço e boas continuações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Paulo. Esperamos continuar a contar com a sua visita ao nosso blogue.
      Um abraço.
      Carlos Rico

      Eliminar
  2. Torpedo 1936. Uma dúvida, esta BD não tinhas mais autores associados para além do Bernet? Esta BD merecia sem dúvida uma adaptação ao cinema. Um argumento reforçado e algumas arestas limadas e faria sem dúvida alguma a diferença face a muita coisa com pouca qualidade que é adaptada ao cinema nos dias de hoje. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luis:
      Pelas informações que recolhi, apenas as duas primeiras aventuras de "Torpedo" foram desenhadas por Alex Toth (e também com argumento de Sanchéz Abuli). Todas as outras foram desenhadas por Bernet (cujo traço, para mim, é talhado para esta série).
      Toth retirou-se do projecto, segundo consta, devido ao humor negro que Abuli introduzia nos textos (curiosamente, um dos grandes trunfos da série).
      Concordo consigo quando diz que esta série merecia uma aposta no cinema (ou, talvez, numa série de televisão género "Mike Hammer" ou "Colombo"). Quem sabe um dia tenhamos uma surpresa?!...
      Um abraço.
      Carlos Rico

      Eliminar
  3. Viva,
    Torpedo 1936, infelizmente só tenho os álbuns de capa mole da Meribérica,
    saiu mais alguma edição em português? Acham que cá não vingavam os integrais?
    Cumps,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo:
      Os álbuns que indica foram editados pela Futura e não pela Meribérica como certamente por lapso refere.
      Em português, para além desses álbuns, saíram aventuras nas revistas Mosquito, Almanaque do Mosquito e Selecções BD (embora nesta última "Torpedo" tenha sido publicado a cores o que, na minha opinião, desvirtua por completo o trabalho de Bernet que foi feito, propositadamente, para ser visto a preto e branco).
      Pela minha parte, sendo um incondicional fã da série, não tenho dúvidas que vingaria uma edição Integral de "Torpedo" mas... quem avança para um projecto desses?
      Um abraço
      Carlos Rico

      Eliminar