quinta-feira, 10 de abril de 2014

A BD A PRETO E BRANCO (11) - As escolhas de Carlos Rico (1)

Este tema, "A BD a Preto e Branco", surgiu de forma casual, em conversa com Luiz Beira. Na altura, o meu "sócio" do BDBD disse-me (como sempre diz, cada vez que lhe proponho novos temas para o blogue) que "sim senhor, era uma boa ideia mas que o assunto requeria muito tempo para escolher os autores, pesquisar sobre cada um e mais isto e mais aquilo"...  
A verdade é que o tema caiu-lhe de tal forma “no goto” que, poucos dias depois, me enviou uma lista com as suas escolhas, num total de 20 autores.
Começámos de imediato a trocar impressões, logo confirmando aquilo que já antevíamos: a lista pecava por defeito, pois embora estivesse recheada de grandes nomes faltavam muitos e bons desenhadores que, sem dúvida, também mereciam uma referência. 
Seria sempre difícil listar todos os grandes mestres da BD a Preto e Branco, mas a verdade é que faltavam demasiados "monstros sagrados" para deixarmos as coisas tal como estavam. Resolvemos, então, fazer o seguinte: o Luiz Beira escolheria mais 10 autores e eu faria a minha própria lista (também ela de 30 autores), perfazendo as nossas escolhas um total de 60 desenhadores! Desta forma, conseguiríamos ser muito mais abrangentes e, ao mesmo tempo, não se cometeriam tantas injustiças quantas as que, inevitavelmente, se cometerão num leque, ainda assim, bastante curto. 
Da minha lista – que hoje começamos a divulgar – fariam parte muitos dos autores que o Luiz, entretanto, já seleccionara. Nesse aspecto, tive alguma vantagem e acabei por optar por nomes que, por falta de espaço, provavelmente não entrariam numa primeira escolha.
Uma nota final apenas para dizer que, ao contrário de Luiz Beira, que decidiu ordenar alfabeticamente os autores que seleccionou, as minhas escolhas serão apresentadas de forma completamente aleatória.
E chega de conversa. Vamos, então, continuar esta viagem pelo mundo da BD a Preto e Branco.
CR

CARLOS GIMÉNEZ (1941)
É, incontestavelmente, um dos grandes autores espanhóis de sempre. Nascido em Madrid, o seu extraordinário talento espraiou-se em séries como "Gringo" (com vários episódios publicados no saudoso "Mundo de Aventuras"), "Dani Futuro", "Barrio", "Los Professionales", "Pepe", "Kulao, o Leproso" e, acima de todas, a autobiográfica "Paracuellos", onde o autor retrata a infância difícil de um grupo de crianças maltratadas numa instituição social. 
Tem uma carreira recheada de homenagens e distinções, destacando-se as que lhe foram atribuídas nos Salões de Barcelona e Madrid. 
Prancha de "Rambla Arriba Rambla Abajo", da série "Los Professionales"

Prancha de "Paracuellos"




ENRIC SIÓ (1942-1998)
Este versátil autor catalão (para além de banda desenhada, fez ilustração, publicidade e fotografia) publicou histórias em revistas como Valentine (Inglaterra), Pilote (França), Linus (Itália) ou Totem (Espanha). 
A sua obra-prima é a série "Mara". 
Desenhou, também, alguns episódios de "Battler Britton" (conhecido entre nós como Major Alvega). Foi-lhe atribuído, entre outras distinções, o Troféu Yellow Kid para Melhor Autor Estrangeiro, em 1971. Dois anos antes, o Salão de Luca (Itália), já o premiara pelo seu trabalho em "Aghardi".


Prancha de "Mara"

Prancha de "Aghardi"



TONY WEARE (1912-1994). 
Cidadão inglês, com o seu traço (aparentemente) "rude" tão característico, tem como obra de honra a série western "Matt Marriott" (com vários episódios publicados em Portugal no Mundo de Aventuras; actualmente, esta série está a ser recuperada e editada em formato fanzine por José Pires). Por doença que o ia imobilizando, não suportando a situação, suicidou-se a 2 de Dezembro de 1994. Ficou-nos a sua tão apreciada obra.



Duas tiras de "Matt Marriott"

Nota: A rubrica "A BD a Preto e Branco" será subdividida entre as escolhas pessoais de Luiz Beira (10 posts e 30 autores) e de Carlos Rico (idem), num total de 60 autores! As duas imagens que ilustram a obra de cada autor foram criteriosamente escolhidas por Luiz Beira e Carlos Rico e por esta ordem serão sempre apresentadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário