Excluindo a versão "integral", as aventuras na Idade Média deste tão popular herói englobam 13 álbuns. O primeiro tomo, que abarca três episódios, tem argumento de Raymond Macherot (1924-2008) e arte de Fred Funcken (1921-2013).
Entretanto, Funcken conhece, apaixona-se e casa com Liliane, que passa a ser também a sua constante parceira nos argumentos, traço e cores (exceptuando o décimo álbum, "Le Trésor des Cathares", que teve argumento de Didier Convard).
Raymond Macherot, Fred e Liliane Funcken e Didier Convard |
Em pleno século XIII, quando Jehan de Dardemont e o trovador seu amigo Tristan regressam das Cruzadas a França, deparam com este país em lutas angustiantes ante a ferocidade de opressivos e poderosos senhores e um povo cada vez mais sofredor e explorado. Todavia, há um misterioso justiceiro: o Cavaleiro Branco. Este é, nem mais nem menos, que o pai de Jehan.
Falecido o defensor dos oprimidos, Jehan assume, por sua vez, a identidade do Cavaleiro Branco.
Esta série estreou-se a 7 de Outubro de 1953 na edição belga da revista "Tintin". Em Portugal, estreou-se a 1 de Janeiro de 1955, no n.º 157 do "Cavaleiro Andante", onde os três episódios, sob o título comum do nome da série, foram
sucessivamente publicados.
Em 1960, foi a vez de "Sem Piedade" (o 3.º álbum) e em 1962, "O Agressor Desconhecido" (o 6.º tomo), tendo, neste mesmo ano, sido publicado o episódio "A Sombra do Gládio" (o 8.º tomo) no n.º 95 da colecção "Álbum do Cavaleiro Andante".
Prancha de "Sem Piedade" |
Prancha de "O Agressor Desconhecido" |
Para tristeza de um largo número de bedéfilos portugueses, cremos que não consta mais nenhuma edição entre nós, o que nos tem mantido privados de admirar, pelo menos através desta maravilhosa série, a obra de Liliane e Fred Funcken, onde, para além da aventura pela aventura dos enredos, há o rigor do retrato da época através da arte gráfica que aí consta.
Note-se que muito e muito têm a aprender os novos (desenhistas e argumentistas) com a obra de aposta auto-exigente dos Funcken, em especial com a série "Cavaleiro Branco". Por outro lado, estes álbuns mostram entusiasmantes lições e cultura da História. Pois, amigos, o saber não ocupa lugar!..
LB
Prancha de "L'Héritier de la Horde d'Or" |
"Le Trésor des Cathares", único álbum, até ao momento, com argumento de Convard |
Prancha de "Le Nectar Magique" |
Sem comentários:
Enviar um comentário