quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

TALENTOS DA NOSSA EUROPA (49) - THEO (Itália)

Vigoroso e admirável desenhista italiano, Theo Caneschi ou simplesmente Theo, como habitualmente assina, nasceu em Vinci, a 9 de Junho de 1973. Há seis anos, o BDBD fez uma breve apresentação deste talento-BD da nossa Europa.
Ainda garoto, já se interessava pelo desenho.
Terá sido por volta de 1994 que foi estudar Banda Desenhada em Florença, na International School of Comics. Quatro anos mais tarde, ingressou no Estúdio Inklink, onde verdadeiramente descobre a 9.ª Arte franco-belga. Mas já tinha trabalhos seus versando ilustrações e reconstituições, publicados na sua Itália e em outros países.
Porém, a sua grande oportunidade surge pelo ano 2000, quando as Éditions Delcourt (França) o contratam para desenhar (primorosamente, diga-se em abono da verdade) a série "Le Trône d'Argile", com argumentos de Nicolas Jarry e France Richemond. Esta série, inédita no nosso País, engloba sete álbuns, onde se inclui um integral.





Poucos anos depois, a mesma Delcourt e o "terrível" argumentista Alejandro Jodorowsky, "agarram-no" para a breve série, bela e sem contemplações, "Le Pape Terríble", com quatro tomos admiráveis e ousados: "Della Rovere", "Julius II", "La Pernicieuse Vertu" e "L'Amour Est Aveugle". Uma série criada com muito talento e muita coragem.








Mas os triunfos de Theo, via França, não se ficam por aqui. Outra famosa editora, a Dargaud, escolheu-o para suceder ao malogrado Philippe Delaby (1961-2014) que desenhava a série "Murena". Um grande desafio para Theo, que já elaborou dois tomos: "Le Banquet" e "Lemuria".


E cá ficamos, todos os bedéfilos do nosso país, à espera de ler as criações de Theo em português. Será?...
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário