sábado, 16 de janeiro de 2021

O 2020 SUGOU-NOS ATÉ AO FIM!...

Sempre disse e reafirmo (eu LB) que detesto os anos bissextos, que foi o caso de 2020. Por estranho capricho, são os anos mais aziagos... 
Para além de hecatombes provocadas pelo bicho-homem e das ocasionais fúrias da Natureza (furacões, tsunamis, terramotos ) e desastres (aviões, navios, comboios, viaturas, incêndios...), as pandemias, volta não volta, fazem as suas razias pela Terra. Mas algo não está nada bem "explicado" sobre esta última, que temos estado a viver e a suportar...
Foram milhares de anónimos e algumas celebridades dos mais diversos sectores que se destacaram ao longo da vida. Não escaparam aqui, na Banda Desenhada, alguns altos valores como os portugueses José Garcês e Jorge Machado Dias e o argentino Juan Gimenez, tendo sido este o único (ao que consta) vítima do Covid-19. Mesmo assim, no Dezembro e mês final, foram arrebatados para o misterioso Além, dois grandes talentos, a saber:
Richard Corben (1940-2020)
RICHARD CORBEN, norte-americano nascido a 1 de Outubro de 1940. Ousado, peculiar e inovador, tem obra imensa e variada, como as séries "Den" e a que versava os textos de Edgar Allan Poe ou, entre outros, argumentos de Bruce Jones.
Ultra famoso nos países anglófonos e francófonos, até hoje, não foi devidamente acarinhado em edições em português. Acontece!...
Com um estilo próprio, quiçá revolucionário, apostou muito em temas estranhos e/ou de terror. Seus heróis masculinos, por norma, aparecem parcialmente desnudados e bem musculados. Recebeu o Grande Prémio de Angoulême em 2018.
Richard Corben faleceu a 2 de Dezembro de 2020, vítima de uma operação mal sucedida ao coração.



Malik (1948-2020)
MALIK, cujo nome próprio era William Tai, nasceu em Paris a 2 de Janeiro de 1948. Mudou-se depois para a Bélgica, onde foi constante colaborador da revista "Spirou". Era de origem euro-asiática e, na juventude, viveu vários anos no Vietname. Tem uma obra imensa e encantadora abordando vários estilos, incluindo o humorístico.
Da sua bibliografia, para além das curtas que desenhou para a série "Oncle Paul", salientou-se por excelência, com as séries "Archie Cash" (cuja fisionomia do herói é nitidamente baseada na do actor Charles Bronson) e "Cupidon" (com argumentos de Raoul Couvin). Mas, não se devem ignorar, a efémera série "Johnny Paraguay" ou o álbum "Gertrud"...
Este afável e grato desenhista teve um inesperado fim trágico: na noite de 11 de Dezembro, durante a madrugada e enquanto dormia, faleceu devido a um incêndio que assolou a sua residência na Bélgica.
Que raio do bissexto 2020!
LB


1 comentário:

  1. Assinalo em particular a série Archie Cash, que apenas conheci do Mundo de Aventuras. fantástica. Um traço belo em vigoroso... aventuras fabulosas... saudade!

    ResponderEliminar