sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

MEMÓRIAS DO MOURA BD (1) - Prólogo

Texto: Carlos Rico



O Salão Internacional de Banda Desenhada de Moura, ou simplesmente "Moura BD" como era popularmente conhecido entre o público bedéfilo, foi um evento que durou vinte e três anos, num total de dezoito edições, o que faz dele um dos festivais ou salões de BD portugueses de maior longevidade.  
Ao longo da sua existência foi assunto em muitos meios de comunicação (jornais, revistas, rádios, televisões, blogues e sites) e, evidentemente, nas redes sociais, mas nem sempre foi tratado com o rigor e a exactidão exigidos. Algumas informações erradas (que, como é sabido, se propagam como uma praga, mediante o sempre fácil e tentador copiar-colar que tantos usam como ferramenta) ou detalhes e episódios caricatos que nunca antes foram contados, fizeram-me pensar que seria útil escrever a história deste salão para que a memória futura não apague ou trunque aquele que foi um projecto em que eu e muitos outros trabalhámos tantos anos e do qual tenho tão gratas recordações.
A determinada altura, propus à Câmara Municipal de Moura a criação de um site para o Moura BD que colocámos on line contendo, entre outras informações, um pequeno historial do salão. Com o desaparecimento deste, o site foi, também ele, desactivado mas decidi aproveitar todo esse material (que eu próprio produzira, em 2005, para inclusão numa exposição retrospectiva), para servir de base a esta série de artigos que hoje iniciamos no BDBD.
Tentarei auxiliar-me daquilo que resta deste projecto: registos escritos e fotográficos, depoimentos vários e a maior fonte onde poderei ir buscar velhas recordações, a minha própria memória.
Em cada artigo teremos:
1 - Uma ficha técnica (com as datas em que cada edição funcionou, as exposições que incluiu, as publicações que se lançaram, os prémios que se outorgaram...)
2 - Um bloco de texto onde se contará, de forma mais ou menos concisa, a história de cada edição do salão
3 - Uma mini-biografia dos autores homenageados 
4 - Uma nota de rodapé, com curiosidades ou episódios caricatos ocorridos
5 - Recortes de imprensa ou testemunhos de personalidades do meio bedéfilo que marcaram presença no salão
6 - Uma galeria de imagens/vídeos
A respeito deste último ponto, aproveito a ocasião para apelar àqueles que nos estão a ler e que, porventura, registaram, algum dia, imagens do Moura BD em fotografia ou vídeo, que, se assim o entenderem, nos façam chegar esses ficheiros via e-mail. Desde já agradeço essas eventuais colaborações pois serão, certamente, um precioso contributo para a história de um salão que, embora extinto, continua a permanecer na memória de quantos tiveram a oportunidade de o visitar em pelo menos uma ocasião.
(continua)

1 comentário: