terça-feira, 15 de setembro de 2020

NOVIDADES EDITORIAIS (201)

O MALHADINHAS - ​Edição Gicav/Município de Viseu/Viseu Marca. Autores: Aquilino Ribeiro (texto) e Santos Costa (arte gráfica). É um arrojado álbum de 170 páginas, que só merece o nosso carinho e o nosso aplauso.
​O romancista (e não só) Aquilino Ribeiro tem obra vastíssima, abrangendo biografias, contos, romances, memórias, História, literatura infantil e traduções. Nasceu em Tabosa do Carregal, no distrito de Viseu, a 13 de Setembro de 1885 e faleceu em Lisboa a 27 de Maio de 1963, onde foi sepultado no Cemitério dos Prazeres, mas em 2007, os seus restos mortais foram transladados para o Panteão Nacional.
Da sua Prosa, constam títulos, para além de "O Malhadinhas" (agora adaptado à BD por Santos Costa), "Romance da Raposa" (adaptado à BD e ao Cinema de Animação, por Artur Correia e Ricardo Neto), "O Homem Que Matou o Diabo" (adaptado ao Cinema/Televisão em 1979), "Quando os Lobos Uivam" (adaptado ao Cinema em 2008), "Andam Faunos Pelo Bosque", "Príncipes de Portugal, Suas Grandezas e Misérias", "Terras do Demo", "As Três Mulheres de Sansão", "A Casa Grande de Romarigães", etc. 
Tem uma Casa Museu /Biblioteca em Soutosa (Moimenta da Beira).
Há que conhecer melhor a sua biografia e a sua obra...
No entanto, bem ainda na sua juventude, esteve ligado aos anarquistas/carbonária do nosso País, que programavam assassinar El-Rei D. Carlos I (e família), mas cedo se afastou por não concordar com tão horrendo crime, o que é relatado no filme "O Dia do Regicídio" (2008) com realização de Fernando Vendrell e o actor Pedro Carmo como Aquilino Ribeiro.


VIRIATUS / 1 - ​Eis um novo e corajoso fanzine com produção GICAV e coordenação de Carlos Almeida. Foi lançado a 22 de Agosto e teve bem positivas opiniões de muito boa gente. Ainda bem!
A capa é de Dani Almeida, talvez um tanto confusa... Com dezasseis páginas, neste primeiro número, colaboram: Agostinho Pereira, José Pires, João Manuel Mimoso, Rafael Sales, João Amaral, o Clube Tex, Luiz Beira, Carlos Ferreira, Carlos Santos e, a finalizar, a reprodução da BD em quatro pranchas, de "A Morte do Lidador", pelo já saudoso mestre José Garcês, segundo um texto do historiador Alexandre
Herculano.
"Viriatus" é um fanzine que glorifica a sua natal Viseu e que tem pernas para andar, pelo que fazemos votos plenos que seja de mais constante publicação.
Parabéns Viseu, parabéns GICAV, parabéns Carlos Almeida!

Nota: os pedidos para se obter "O Malhadinhas" e "Viriatus", devem se endereçados para: GICAV - Rua João Mendes, n.º 51 - 3500.142 Viseu


​​BOB MORANE, INTÉGRALE 14 - ​Edição Lombard. Autores: o incansável Henri Vernes nos argumentos, e arte gráfica do espanhol Felicisimo Coria e ainda, um dossiê prévio por Jacques Pessis.
As Editions du Lombard (Bélgica), prosseguindo com a reedição em versão integral da série "Bob Morane", neste tomo 14, inserem-se cinco narrativas escaldantes, a saber: "Alias M.D.O.", "L'Anneau de Salomon", "La Vallée des Brontosaures", "La Revanche de l'Ombre Jaune" e "Le Châtiment de l'Ombre Jaune". Será que este patifório, inimigo de Bob e de Bill desta vez, morreu mesmo?!...
Como é grato e maravilhoso saber-se que na prática, pelo menos as editoras bedistas de França e da Bélgica, não atiram para o lixo e o esquecimento, as grandes séries clássicas, sempre a recordar e sempre a descobrir...
LB

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Pode contactar para este e-mail: cara.almeida60@gmail.com ou, então, para a mesma morada que a revista "Viriatus", ao cuidado do Gicav.

      Eliminar