quarta-feira, 23 de setembro de 2020

NOVIDADES EDITORIAIS (202)

LE CONQUÉRANT - Edição Casterman. Autores, segundo Jacques Martin: tem argumento de Valérie Mangin, traço de Paul Teng e cores de Céline Labriet. 
É o 18.º tomo da série "Jhen", sendo o terceiro desenhado por Paul Teng.
Jhen Roque (ex- Xan Larc), é um corajoso escultor, arquitecto e, de certo modo, detective à época. Conheceu Jeanne d'Arc e foi pessoal amigo do tenebroso e pedófilo assassino, o condestável Gilles de Rais, ao qual tentou em vão, trazer às boas razões e salvar de ser justiciado...
Neste tomo, ingleses, franceses e normandos (descendentes dos francos e dos viquingues) andam bem ao sopapo, com todo o furor por ambiciosas glórias e poder. Aqui se foca a famosa Batalha de Hastings, a 14 de Outubro de 1066, sendo o fulcro deste enredo a preciosa e famosíssima Tapeçaria de Bayeux, que todos querem possuir. É um ver se te avias com todos a mergulhar nas intrigas e nas hipocrisias. Se uns querem roubar a Tapeçaria, outros vão querer salvá-la. Isto, porque foi Guilherme II da Normandia, dito "o Conquistador", que venceu os danados dos ingleses.
Segundo uma das lendas, a bela Tapeçaria terá sido executada por Matilde de Flandres, esposa do heróico Guilherme... 
Nesta balbúrdia bem construída e belamente desenhada por Paul Teng, o atento e bravo Jhen, acaba por ficar prisioneiro dos ingleses... Que coisa!
Lembramos que a Tapeçaria de Bayeux é considerada, na sua vertente evolutiva, uma digna precursora da Banda Desenhada.
Incrivelmente, a série "Jhen", tão bela e didáctica como controversa, ainda não tem um único álbum em português!...


NEW YORK CANNIBALS - Edição Ala dos Livros. Autores: Jerome Charyn (argumento) e François Boucq (arte).
Já tínhamos saudades de ler em português obras desta terrível parceria : Charyn e Boucq. Ora aqui está agora, uma obra imensa, tão terna como amarga.
Toda uma intensa e intrigante atmosfera envolve, com estranhos e esquisitos mistérios, o deambular de dramáticos encontros e desencontros, situação após situação... Mas, mesmo assim, esta angustiante e sinistra narrativa que terá começado na distante russa Sibéria, acontece agora em Nova Iorque!...
Há muito sufoco e, vamos lá, um final feliz. E daqui, uma leitura correcta e obrigatória!



TINTIN, C'EST L'AVENTURE / 5 - Edição Geo / Moulinsart. Publicação trimestral, cujo este n.º 5 corresponde aos meses de Setembro a Novembro.
Belo e rico tomo, centrando-se essencialmente nas relações de Hergé e de Tintin, com a Ásia. E, claro, na amizade plena de Hergé e Tchong-jen Tchang, amizade bem registada nos álbuns "O Lótus Azul" e "Tintin no Tibete".
Neste exemplar há ainda outros temas muito interessantes, como: as entrevistas com Sylvain Tesson e com Jean-Yves
Delitte, a arte gráfica de Jean-François Charles, ou ainda, os artigos em jeito de reportagem, sobre o famoso submarino "Nautilus", as Tribos da Amazónia e a vida quase desconhecida no vale de Wakhan (no Afeganistão).
A ler com pleno entusiasmo!
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário