quinta-feira, 3 de setembro de 2020

E ACONTECEU VISEU-BD/2020!

Apontamento de reportagem por Luiz Beira


Contra toda essa estranha praga do Covid-19 e contra as aberrações invejosas, a festa-BD/2020, aconteceu mesmo em Viseu, com inauguração às 17 horas do dia 22 de Agosto. É de se cantar: "Glória, Glória, Aleluia!"...
Logicamente, o esquema foi diferente, mas belo e muito positivo, cheio de público e de aplausos plenos. Toda esta aposta resultou de um digno e maravilhoso empenho de conjugação de esforços do GICAV (Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu), do Município de Viseu, da Viseu Marca e do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude). E, como a famosíssima Feira de S. Mateus foi este ano cancelada, todas as festividades foram distribuídas por diversos e soltos espaços. Pela BD, nesta festa, destacamos: Dr. António Almeida Henriques (Presidente da Câmara Municipal de Viseu), Dr.ª Filipa Mendes (Presidente do GICAV), Dr. Jorge Sobrado (Vereador da Cultura e dirigente da Viseu Marca) e, ainda pelo GICAV, dois dignos fundadores sempre activos, Dr. Luís Filipe Almeida Mendes e Dr. Carlos Alberto Almeida.
No antigo Mercado 2, que tem à entrada, uma estátua de Aquilino Ribeiro a escrever, numa certa zona em espaço aberto, improvisou-se condignamente uma plateia, onde mesmo ao lado, numa pequena sala, estavam desenhos de pessoal da BD, que mais uma vez quis colaborar para este evento. 

Aspecto geral da exposição de cartunes sobre "O Malhadinhas"
Trabalhos de José Ruy e Ricardo Ferreira
Trabalhos de Mara Mendes e Lança Guerreiro

Abriu a sessão Filipa Mendes, seguindo-se Almeida Henriques, Carlos Almeida e Fernando Santos Costa. Este, demarcou que é errada a classificação da BD como 9.ª Arte, quando ela de facto a 1.ª, explicando porquê; desta opinião era também a do saudoso Vítor Péon, como é a minha.
Luís Filipe Mendes (do Gicav) no uso da palavra. Na mesa, Filipa Mendes (Gicav), Almeida Henriques (CM Viseu)
e Carlos Almeida (Gicav).
Dois desenhistas, em simultâneo, aqui estiveram em justa glória: Santos Costa e Arlindo Fagundes. O primeiro, assistiu sob quentes aplausos, ao lançamento da sua recente obra, "O Malhadinhas", adaptado do livro homónimo de Aquilino Ribeiro. 
O segundo, ou seja, Arlindo Fagundes (que reside em Braga), recebeu o Troféu-BD Animarte referente a 2019.
Filipa Mendes, a Presidente do Gicav, entregando o Troféu Anim'arte a Arlindo Fagundes
E foi a loucura: os presentes, para os autógrafos, não sabiam se deviam abordar o Santos Costa ou o Arlindo Fagundes. Que bonito!
De salientar que, no discurso de Carlos Almeida, este não deixou de frisar em tom um tanto irónico ou queiroziano, a sua justa ferroada á Ministra Fonseca dos "Drinks", que parece ignorar a Banda Desenhada como alta vertente da
Cultura.

Presenças em destaque: Álvaro Azedo (Presidente da Câmara Municipal de Moura), os desenhistas Carlos Baptista Mendes, Agostinho Pereira, Ricardo Ferreira e Miguel Rebelo. Eu (Luiz Beira) representei o BDBD, Carlos Gonçalves representou o Clube Português de Banda Desenhada (CPBD) e Luis Teixeira, a Bedeteca de Viseu, como um dos "zeladores" desta mesma.
Álvaro Azedo e Almeida Henriques trocando lembranças. Os laços entre
Moura e Viseu reforçam-se, todos os anos, através da banda desenhada... 
O público que assistiu à cerimónia, cumprindo escrupulosamente as recomendações da DGS.
Nesta mesma ocasião, foi lançado o n.º 1 do fanzine "Viriatus" e o n.º 117 da revista trimestral "Anim'arte".
Capa do fanzine "Viriatus" #1 (Ed. Gicav), com ilustração do jovem Daniel Almeida.

Páginas interiores do fanzine "Viriatus" #1

Páginas interiores do Caderno Técnico da revista "Anim'Arte" (que inclui o #1 do fanzine "Viriatus")
Num outro espaço, estavam expostas em tamanho natural, as pranchas de Santos Costa em relação à obra em foco de Aquilino Ribeiro. 


E ali junto, na rua, alguns elementos do Grupo de Teatro OFF, apresentaram uma parte da dramatização de "O Malhadinhas" que, em breve, sobe à cena. 
Também por ali perto e igualmente ao ar livre, cantava-se o Fado. 
Mas toda a cidade de Viseu estava em festa, pois em "cada canto", funcionava uma bela acção cultural.
Pelas 20 horas, decorreu o habitual jantar-convívio para convidados.

Para o ano, haverá mais e melhor, com novidades que o Presidente Almeida Henriques anunciou, mas que ainda não revelo...
Parabéns, VISEU!

LB
Arlindo Fagundes
Santos Costa

Da esquerda para a direita: Luiz Beira (BDBD), Dr. António Almeida Henriques (Pres. CM Viseu),
Baptista Mendes (ilustre autor de BD), Dr. Jorge Sobrado (Vereador da CM Viseu)
e Dr. Luís Filipe Mendes (do Gicav)

5 comentários:

  1. Não se tendo realizado o Festival de Beja (onde resido atualmente e que visito quase diariamente, para apreciar com calma), não podia deixar de estar novamente presente em Viseu, o primeiro "grande" evento de BD do ano.
    Parabéns a todos, desde os organizadores até aos autores presentes, pois esteve tudo muito bem.
    Só faltou um pequeno espaço comercial onde se pudessem adquirir algumas das obras dos autores presentes, uma vez que me faltam umas quantas de Santos Costa que gostaria de ter comprado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na realidade lembrei-me agora que o primeiro evento foi o Coimbra BD, onde também estive. Assim, este foi o segundo. 😊

      Eliminar
  2. Olá viva seria possível fornecer-me o contacto por email de alguém responsável do GICAV porque gostaria muito de adquirir o livro do Santos e Costa? Obrigado desde já

    Letrée

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Letrée.
      Pode contactar o Gicav através deste e-mail: cara.almeida60@gmail.com
      Saudações,
      Carlos Rico

      Eliminar
  3. Obrigado. Os meus cumprimentos.

    Letrée

    ResponderEliminar