segunda-feira, 3 de agosto de 2020

NOVIDADES EDITORIAIS (199)

L'AMOUR EST AVEUGLE - ​Edição Delcourt. Autores: argumento de Alejandro Jodorowsky, traço de Theo e cores por Luca Merli.
Enfim, o quarto e derradeiro tomo da magnífica série "Le Pape Terrible" (O Papa Terrível).
Quando se chegava à leitura da última prancha do terceiro tomo ("La Pernicieuse Vertu"), em 2013, a série deixava pressupor que não terminava ali. Algo não batia certo... A dúvida tinha toda a razão de ser, pois agora sim, com edição em 2019, a espectacular apoteose explicando (será que sim?!...) o final do papa Júlio II. 

Terá nascido em Savona a 5 de Dezembro de 1443, e falecido em Roma a 21 de Fevereiro de 1513.
Seu nome original era Giuliano Della Rovere. 
Esta família italiana era feroz rival da família catalã Borgia, donde o incrível papa Alexandre VI...
Tudo foi num longo tempo "made in Vaticano", onde todas as veleidades eram permitidas, usadas e abusadas, e onde as mensagens de Jesus Cristo eram absoluta letra morta!...O poder, a luxúria, a corrupção, os convenientes e sinistros
assassinatos e toda a devassidão sexual, tudo era mesmo um ver se te avias!
Do argumentista judaico-chileno Alejandro Jodorowsky, que admiramos, para além da total e constante controvérsia que ele provoca nos seus textos, com aspectos históricos autênticos e/ou nos seus exageros mentais, tudo se espera. Da arte gráfica do italiano Theo, só elogios.
O final é inesperado.



TOM SAWYER - ​Edição Glénat. Autores: segundo Mark Twain, nesta versão-BD, tem argumento de Caterina Mognato, traço de Danilo Loizedda e capa de Chris Regnault.
O norte-americano Mark Twain (1835-1910), de nome próprio Samuel Langhorne Clemens, marcou-se com uma vida e uma obra que são de admirar.
As corajosas e atrevidas aventuras dos petizes Tom Sawyer e Huckleberry Finn, a solo ou em parceria, têm sido não só reeeditadas, mas adaptadas "ene" vezes, ao Cinema, à Banda Desenhada, ao Teatro, à Televisão e por aí adiante.
Esta, é mais uma em BD, com o nosso aplauso.
Será que em Portugal, alguma editora se vai sacrificar e apostar nestes "Grandes Clássicos da Literatura em Banda Desenhada"?...



CASEMATE / 136 - ​Compreensivelmente, dado à pandemia, esta revista esteve parada em Abril e Maio. Voltou agora, num exemplar para Julho e Agosto.
E é uma grande aposta no que toca a assuntos diversos, a programações e a seduções a novidades de BD.
Toca a estar atentos!

LB

Sem comentários:

Enviar um comentário