segunda-feira, 20 de abril de 2020

TALENTOS DA NOSSA EUROPA (47) - COSEY (Suiça)

Cosey
Este magistral artista-BD helvético, Cosey, ​tem como nome próprio Bernard Cosendai, ​tendo nascido a 14 de Junho de 1950, em ​Lausanne.
​Com uma bela e vastíssima obra, há alguns anos ​participou numa edição do Festival Internacional ​de Banda Desenhada da Amadora. Chegou a estar ​programado para uma das edições do salão ​Sobreda-BD, que entretanto se extinguiu.
​Cosey, porém, é bem apreciado pelos bedéfilos ​portugueses, pois tem diversas criações suas ​editadas no nosso pátrio idioma, nas revistas ​"Selecções BD" e "Tintin" (edição portuguesa), bem ​como em alguns dignos álbuns pela Witloof, Meribérica-Líber, Levoir e Público/Asa.
​Sem dúvida alguma, a sua obra de honra é a ​terna e empolgante série "Jonathan", com ​cerca de uma vintena de álbuns, donde 13 ​narrativas em português.
​Jonathan, um tanto alter-ego do autor, é um ​herói bonitote e cativante, mas também sofredor ​ante os dramas e cenários por onde vai mergulhando.
​Não esquecer que ele se comporta, mais ou menos, ​sob a pureza da filosofia budista…

 

​Mas Cosey não se fica pelo seu sedutor Jonathan, pois algumas outras obras diferentes são de alto destaque: ​"A la Recherche de Peter Pan" (também com edição ​em português)...

"Voyage en Italie" (idem)...
 

"Orchidea"...

​"Saigon-Hanoï"...

"Calypso"...

"Une Aventure de Clarence"...

​"Zelia Nord-Sud"...

"Une Maison de Frank L. Wright"...

​Tudo bem aplaudível ao talentoso Cosey, que sabe bem o que vale como criador-BD. No seu currículo, consta uma invejável lista de prémios que tem recebido na Bélgica, Suíça, França e Alemanha… pelo menos.
Viva Cosey!

LB

Sem comentários:

Enviar um comentário