domingo, 31 de março de 2019

NOVIDADES EDITORIAIS (167)

EDMOND - Edição Rue de Sèvres. Autor: Léonard Chemineau, numa adaptação da peça teatral de Alexis Michalik. Esta é uma narrativa sobre a vida de Edmond Rostand…
Nasceu em Marselha em 1868 e faleceu em Paris em 1918. Seu nome completo: Edmond Eugene Alexis Rostand. Diplomado em Direito, nunca ​exerceu a profissão, pois a sua absoluta paixão ​era a escrita, especialmente para o Teatro. Mas ​não foi fácil, pois as suas peças ou eram recusadas ou iam à cena com pouco êxito, mesmo quando a fabulosa actriz Sarah Bernhardt interpretou três delas: "La Princesse Lointaine", "La Samaritaine" e "L'Aiglon". Até que, em 1897, se estreou em Paris "Cyrano de Bergerac", que foi um estrondoso triunfo e que, devido a ele, Rostand se tornou num verdadeiro ídolo do público francês e o levou a tornar-se membro da Academia Francesa, em 1904.
"Cyrano de Bergerac" tem conhecido diversas adaptações ao Cinema e à Banda Desenhada.
Por sua vez e em tempos mais recentes, Alexis Michalik escreveu a peça biográfica "Edmond", que resultou num grande êxito teatral e já adaptada também ao Cinema.
Este álbum-BD, "Edmond", com arte de Léonard Chemineau, é a adaptação desta mesma peça. A ler com entusiasmo!



O INDULTO - Edição Geomais Lda. Autor: Milo Manara.
"O Indulto", é a segunda e última parte de "Caravaggio", uma recente criação de Manara.
Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610), ​foi e é, um dos maiores e invejáveis pintores europeus. ​Genial, fascinante e revolucionário na Pintura, mas ​também, namoradeiro, brigão e beberrão, se  teve ​quem o protegesse, não lhe faltaram inimigos ​invejosos…
Muitas das suas obras, demasiado vivas, ​se perderam!...
​Caravaggio morreu com 38 anos de idade, assassinado ​ou vítima do agravamento de um ferimento sofrido ​num duelo, não se sabe ao certo… Mesmo assim, só ​em 2010 seu corpo terá sido encontrado e identificado ​por uma equipa de cientistas e universitários, num ​cemitério de Monte Argentario (Toscana, Itália)…
​Esta obra-BD, "Caravaggio", em dois tomos, merece ​os mais calorosos aplausos.
A vida de Cravaggio também ​tem passado ao Cinema, especialmente em 1986 (com ​Nigel Terry) e em 2007 (com Alessio Boni).



LE SYNDROME DE MARACAMBA - ​Edição Lombard. Autores: Iouri Jigounov (ou Yuri Jigunov) ​no argumento e Chris Lamquet, na arte.
​Trata-se do 13.º álbum da série "Alpha", várias vezes ​anunciado e várias vezes adiado, até que finalmente ​viu a luz do dia.
​Desta vez, o russo Jigunov deixou o traço para ser ​apenas o argumentista.
​Mas o nosso entusiasmo esmoreceu, pois se o ​argumento é interessante e agitado, a arte gráfica ​de Lamquet não tem o vigor devido que se notam ​aqui nos personagens, principalmente o central, como ​quando o actual argumentista era um justo e cativante ​desenhista…



A BORDO DO BEAGLE - Edição Gradiva. Autores: Christian Clot (argumento), ​Fabio Bono (traço) e Dimitri Fogolin (cores).
​Trata-se do primeiro tomo de "Darwin", relatando a ​vida do inglês Charles Darwin (1809- 1882), que ​aparentemente estava destinado à vida religiosa, mas ​que, em 1831, como que "por acaso" embarca, como ​cientista, a bordo do navio "Beagle" para uma viagem de ​cerca de cinco anos.
​As suas descobertas e respectivos estudos vão resultar numa autêntica revolução e mudança nos conceitos que ​o mundo tinha sobre a vida: com Darwin, nasce e afirma-se a Teoria o Evolucionismo, contrariando e irritando as teorias ocas das igrejas cristãs.
Obra-BD para ler e meditar.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário