quarta-feira, 26 de setembro de 2018

BREVES (62)

A.P.R. RECORDADA EM EXPOSIÇÃO A NÃO PERDER
Depois da excelente exposição sobre os “100 Anos de Fascículos de Aventuras em Portugal”, a parceria entre o Clube Português de Banda Desenhada e a Biblioteca Nacional continua a dar frutos originando uma outra exposição, igualmente comissariada pelo coleccionador e investigador João Manuel Mimoso.
Trata-se de "A Fábrica de Sonhos", um historial dos primeiros 25 anos de existência da Agência Portuguesa de Revistas, nome que pouco dirá às gerações mais jovens mas que está gravado a letras de ouro no panorama editorial português, pela quantidade e qualidade de publicações que colocou nas bancas durante praticamente quatro décadas.
Um tema apaixonante que merece, sem dúvida, uma visita atenta, a partir de 27 de Setembro, na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa. 


70 ANOS DE TEX COMEMORADOS NA AMADORA
Entretanto, no próximo fim de semana, 29 e 30 de Setembro, a Amadora prepara-se para comemorar os setenta anos de Tex, personagem emblemática no panorama bedéfilo europeu e mundial.
Do programa da iniciativa (uma parceria entre o Clube Português do Tex, o Clube Português de Banda Desenhada e a Sergio Bonelli Editore) constam exposições, conferências, sessões de autógrafos e desenho ao vivo, mercado da BD, lançamento de novos títulos de Tex e, como cereja em cima do bolo, as presenças do desenhador Bruno Ramella e do argumentista Moreno Burattini.
Mais informação pode ser consultada aqui.


EXPOSIÇÃO/HOMENAGEM A JOSÉ GARCÊS
Inaugurou no passado dia 8 de Setembro, na Bedeteca da Amadora, uma exposição/homenagem a José Garcês, por ocasião do seu nonagésimo aniversário.
A mostra, constituída por originais, é uma produção Câmara Municipal da Amadora, da Bedeteca da Amadora e do Clube Português de Banda Desenhada e ficará patente ao público até ao próximo dia 11 de Novembro.
Uma exposição e uma homenagens merecidíssimas ao decano dos nossos banda-desenhistas.
Parabéns, Mestre Garcês!
A Bedeteca da Amadora fica na Avenida Conde Castro Guimarães, n.º 6, Venteira (Amadora).


CONCURSO INTERNACIONAL BD COM PRÉMIOS ALICIANTES
A quarta edição do "Concurso Internacional de Banda Desenhada & Histórias em Quadrinhos (Comics) Avenida Marginal" está a receber narrativas numa única prancha até 25 de Novembro. O primeiro prémio consiste em 500 euros e num ano de propinas pagas em licenciatura ou mestrado na Universidade Lusófona de Lisboa.
Não tem limite de idade e o tema é livre.
Para além disso as melhores histórias farão parte de uma exposição itinerante até 2021.
Este concurso de comics está aberto a todos os autores que residam em países lusófonos (CPLP) e diáspora portuguesa no mundo. Para mais informação leia o regulamento em https://concursobdavenidamarginal.blogspot.com



Vasco Palmeirim
BRAVO, VASCO PALMEIRIM!

A nosso ver, Vasco Palmeirim é talvez o melhor apresentador de concursos na Televisão, não importa  em que canal. Nenhum outro lhe faz sombra!
Recentemente, no divertido e cultural “Joker”, na RTP 1, calhou à concorrente uma questão sobre a BD Japonesa... O atento e culto Vasco, por duas vezes frisou um erro: Escreve-se manga, mas pronuncia-se mangá”.
Exacto, a sílaba tónica e aberta está no a final. Até que enfim, alguém na Televisão percebe e sabe informar “alguma coisa” sobre a nobre arte que é a Banda Desenhada.
Um abraço grato, Vasco Palmeirim!



MARA MENDES NOS PAÍSES DOS DÓLARES




A nossa amiga e desenhista (sobretudo em temas ecologistas) Mara Mendes, no início de Outubro e por mais ou menos um trimestre, vai ausentar-se para os Estados Unidos e para o Canadá, para junto de familiares que aí tem.
Boa temporada entre os dólares norte-americanos e canadianos, mas não te percas por lá, ok? Já estamos com saudades tuas!


MARIE SEVERIN DEIXOU-NOS
Marie Severin, co-criadora da Mulher-Aranha, faleceu no passado dia 29 de Agosto.
Nasceu a 21.08.1929, em East Rockaway (Nova York, EUA), num ambiente familiar artístico: o pai era designer e o irmão mais velho, John Severin, um famoso ilustrador e banda desenhista (fundador, por exemplo, da revista "Mad"), que trabalhava na EC Comics. Quando John precisou de um colorista para o ajudar, as portas abriram-se para a jovem Marie que imediatamente agarrou o lugar. O seu primeiro trabalho foi publicado em 1949: "A Moon, a Girl... Romance".
Na EC Comics, Marie colaborou, também, noutros projectos incluindo histórias de guerra e de terror, antes de se mudar para a Atlas Comics, predecessora da Marvel.
Em 1972, criou a Mulher-Aranha, com o argumentista Archie Goodwin, sendo responsável pelo design do uniforme da personagem.
Para a Marvel colaborou em títulos como Iron-Man, Spider-Man, Submariner ou Dr. Strange, entre outros.
Mudou-se para a DC Comics onde trabalhou em Batman, Superman ou Supergirl.
Faleceu aos 89 anos, vítima de um derrame.



ANIVERSÁRIOS EM OUTUBRO

Dia 02 - Joe Sacco (maltês)
Dia 10 - José Pires
Dia 12 - Siro (francês)
Dia 16 - José Carlos Fernandes
Dia 17 - Augusto Trigo
Dia 19 - J. J. Monsanto
Dia 21 - Rui Pimentel
Dia 22 - Yuri Jigunov (russo)
Dia 23 - Susa Monteiro
Dia 27 - Maurício de Sousa (brasileiro)
LB/CR

Sem comentários:

Enviar um comentário