quarta-feira, 11 de julho de 2018

A ILHA DO CORVO QUE VENCEU OS PIRATAS (17)

Temos vindo a acompanhar como está a ser impresso o livro «A Ilha do Corvo que Venceu os Piratas», na «Nova Gráfica» de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, Açores.
As imagens que temos estado a mostrar desde o artigo anterior, são gentileza do Senhor Pedro Dias, chefe do Departamento de Pré-Impressão, que a nosso pedido fez a cobertura fotográfica de todo o ciclo a que a obra é submetida desde que entra na Gráfica.
Desta maneira os leitores do BDBD poderão observar esta fase final da história, que têm vindo a acompanhar do início, desde a ideia e dos primeiros esboços.
Temos então a obra já impressa...


...e a fase seguinte vai ser a dobra das folhas que se transformam assim em cadernos. Também esta operação é automática, numa máquina própria.

Agora os cadernos vão ser cosidos com linha, também numa máquina, o que dá um maior conforto ao leitor quando abrir o livro. Esta operação também pode ser feita por meio de cola na lombada, mas o livro dessa maneira não abre tão bem e, com o uso, por vezes, escarcha e as folhas podem desprender-se. 

É a altura de fazer as chapas para as capas. Podemos ver a chapa do magenta...

...e a do preto, prontas a entrarem na máquina.

As capas foram repetidas na folha da rotativa, para aproveitar o formato, e assim com a quarta parte da tiragem consegue-se a totalidade da impressão.
Vão ser cortadas e submetidas a uma plastificação que garante a sua impermeabilização, que as vai proteger de algum pingo de água ou mesmo de sujidade. 

Na imagem seguinte, a capa foi já colada ao «miolo», ou seja ao interior do livro, que segue em grupos para a guilhotina de modo a ser aparado e ficar com o aspeto que o leitor o encontra nas livrarias.
Observe-se que os maços mais perto da guilhotina ainda não foram cortados e mostram a margem de papel e cartolina excedentes. O grupo mais perto da nossa vista, foi já aparado.

Agora vão ser empacotados para serem enviados ao Editor que, por sua vez, os irá distribuir por todos os postos de venda do país.

No próximo artigo - a ser publicado depois do dia 13 de julho, quando na Ilha do Corvo faremos o lançamento deste livro - darei, então, conta de como decorreu o evento e encerraremos esta longa série de apontamentos.
Até lá, um forte abraço

José Ruy

9 comentários:

  1. Caro José Ruy,

    Seria possível saber quando o livro será apresentado no Continente (eventualmente numa Fnac ou Bertrand) com a sua presença?


    Cumprimentos,

    Mário Lisboa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Mário Lisboa, grato pela sua atenta observação ao desenvolvimento desta história. Neste momento estou com um pé no avião de partida para o Corvo onde neste fim de semana se realizará o lançamento. É cedo para marcar a apresentação aqui no continente. possivelmente a seguir às férias. Neste momento, como a impressão foi feita nos Açores, os exemplares para serem distribuídos no território continental ainda não chegaram, pois a edição em inglês tem capa dura e só quando estes estiverem prontos serão todos enviados em conjunto. Mas o BDBDBlogue será o primeiro órgão a noticiar quando e onde. Faremos mais do que uma apresentação, por certo, em locais diferentes.
      Forte abraço José Ruy

      Eliminar
  2. É verdadeiramente notável o trabalho desenvolvido por Mestre José Ruy no domínio das artes gráficas, ao longo de tantos anos, demonstração de talento, cultura, energia e perseverança que nunca se esgotam, para satisfação de todos os leitores que admiram a sua obra.
    Esta reportagem publicada no BDBD (ao qual dou, mais uma vez, os meus sinceros parabéns) sobre a impressão do mais recente álbum de José Ruy, é mais um exemplo do seu saber e do seu amor à Arte que professou ainda muito jovem.
    Em meu nome e da Catherine, desejo-lhe a continuação, por muitos anos ainda, de uma frutuosa carreira, com novos e aliciantes temas que trarão decerto mais conhecimentos a todos os jovens (e não só) que não perdem um único dos seus livros.
    Jorge Magalhães

    ResponderEliminar
  3. Caríssimos amigos Jorge Magalhães e Catherine Labey, regressado da Ilha do Corvo onde se fez o primeiro lançamento deste livro: «A Ilha do Corvo que venceu os Piratas» regozijo-me pela simpatia e amizade das corvinas, corvinos e pessoas de fora que me receberam. Fui encontrar «turistas» de visita à Ilha, que têm os meus livros e inesperadamente me encontraram naquela parte mais ocidental da Europa e de Portugal. Foi inaugurado um grande painel de azulejos com a capa do livro, para perpetuar esse acontecimento notável ocorrido em 1632, quando os naturais da Ilha derrotaram os piratas que os atacavam, numa luta desigual, defendendo-se só com pedras. Em breve relatarei aos leitores o BDBDBlogue o deorrer do lançamento, acompanhado por uma equipa do programa da RTP 2 «LITERATURAQUI», que irá para o ar em setembro, depois das férias do programa. Tenho já fotografias do evento.
    Estou sensibilizado com as palavras carinhosas que o Magalhães e a Catherine me dirigem. De passagem técnica pela Ilha do Faial, contratámos, o editor e eu, com o «Peter Café Sport» a reedição do livro que realizei sobre essa verdadeira instituição, agora em francês e inglês. Também trabalho já na quarta edição da História da Amadora, totalmente remodelada, para 2019. Grande abraço para vós, com amizade e admiração
    José Ruy

    ResponderEliminar
  4. Faço um desafio/pedido aos administradores do Blogue (e ao autor das crónicas), de juntar todas as entradas num unico post (caso seja possível sem muito trabalho), ou em alternativa, uma entrada com todos os links do "A ILHA DO CORVO QUE VENCEU OS PIRATAS", que actualmente já vai no numero 17.

    Gostava de imprimir tudo (como se fosse uma única entrada) para posteriormente mostrar como se concebe, planifica, desenha, altera e finaliza um livro de BD (em Portugal).

    Adianto que tenho seguindo os vários posts com muito interesse e fico bem satisfeito pela batalha ter resultado em vitória :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "pco69":
      É possível consultar apenas os artigos sobre os assuntos que lhe interessem se clicar na lista de etiquetas (à direita, no blogue). É essa a função, aliás, das ditas etiquetas. Clicando em "A Ilha do Corvo que Venceu os Piratas" poderá visualizar (e imprimir) apenas os artigos deste tema, por ordem inversa à data em que forma publicados, isto é, dos mais recentes para os mais antigos.
      Já agora, acrescento mais uma dica: para voltar a visualizar todos os posts pela ordem de publicação normal, basta clicar em cima do cabeçalho do blogue.
      Espero ter ajudado.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Saudações bedéfilas
      Carlos Rico

      Eliminar
    2. Obrigado. Já aprendi mais alguma coisa hoje :-)

      Eliminar
  5. Bom dia. Comecei a fazer o que tinha referido (clikar no link da "Ilha que venceu os piratas") e fui copiando as várias entradas para um word para posteriormente imprimir.

    Mas após o 4º ou 5º avançar através do link "mensagem antiga", aparece uma página completamente em branco e já sem o link " mensagem antiga" disponível,
    Ou seja, parece que a sequencia fica interrompida.

    A última entrada é a de 27 janeiro 2016.

    Podem analisar os links?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro pc069:
      Sinceramente, não sei a que se refere. Quando clico na entrada "A Ilha do Corvo que Venceu os Piratas" consigo ver perfeitamente todos os posts sobre esse tema. Inclusivé, nem é necessário clicar tantas vezes nas "mensagens disponíveis", como refere (basta-me avançar duas ou três vezes para chegar ao artigo 1). Além de que os artigos sobre este tema têm início a 12 de fevereiro de 2016(!). Portanto, não entendo como pode aparecer uma data anterior a esta...
      A informática, por vezes, tem coisas complicadas de perceber. Pode ter sido uma falha momentânea da ferramenta do blogue. Mas, neste momento, está a funcionar em pleno, garanto-lhe. Sugiro que tente de novo e se continuar a dar erro, refresque a página (clique naquela seta enrolada que se vê no canto superior esquerdo do ecrã). Depois diga-me se resultou.
      Se não resultar, eu mando-lhe os links dos artigos mais antigos.
      Saudaçõees bedéfilas
      Carlos Rico

      Eliminar