terça-feira, 23 de janeiro de 2018

NOVIDADES EDITORIAIS (138)

MARIA ET SALAZAR - Edição Des Ronds Dans l’O. Autor: Robin Walter.
Este álbum é uma grande surpresa: a editora, que não conhecíamos, o jovem autor francês Robin Walter e a obra em si, “Maria et Salazar” (Maria e Salazar), que nos
encanta e emociona.
Maria Manuel, portugueses e ainda muito jovem casal, emigram para França (anos 70...) em busca de melhor vida económica e fugindo ao sufocante regime do ditador António Salazar. O álbum é um documentado relato de toda esta situação em Portugal e dos nossos sofridos emigrantes. E, de certo modo, com sérios momentos autobiográficos do autor.
Uma narrativa de ternura e de agradecimento do autor na sua estima total pelos portugueses. Obrigado, muito obrigado, monsieur Robin Walter!
Nota - não vamos aqui relatar esta história, mas colocamos já os aspectos fundamentais: é obrigatório ler esta obra e é obrigatório (sabe-se lá por que editora nossa!...) uma devida edição em português.


QUARANTASEI - Edição Leopoldo Bloom Editore. Autores: argumento de Valentino Rossi e arte gráfica de Milo Manara. Na apresentação, um prefácio de Vincenzo Mollica e um breve “desabafo” do próprio Rossi.
Estamos hoje nas novidades-surpresa, e agora e sobretudo, pela estreia como argumentista, de Valentino Rossi, dito o “VR 46”...
Milo Manara continua admirável na sua arte, não se esquivando à sua afirmada linha erótica. Mesmo assim, nesta obra, o seu belo estilo está um tanto ou quanto diferente, mas sempre cativante.
Valentino Rossi, italiano, nascido em Urbino a 16 de Fevereiro de 1979, é um notável motociclista profissional já com invejáveis prémios. Todavia, não se imaginava que ele fosse também um capaz argumentista-BD!...
Mas assim foi agora em “Quarantasei” (Quarenta e Seis), numa relativa linha biográfica, onde coloca momentos de ficção científica e de humor (com o seu fiel cão Guido e um bizarro e divertido galo Osvaldo)... Mais ainda: em certas passagens da narrativa, ele encontra e dialoga com dois dos seus ídolos favoritos, o cantor Jim Morrison  e o actor-motociclista Steeve McQueen!...
Um belo delírio, toda esta história!
Um magnífico álbum que, por agora, só podemos ler em italiano.
Registe-se neste espaço, o nosso agradecimento pleno a Mary Bartolo Andreoli, nossa representante em Itália e Malta, que, volta não volta, nos faz chegar de seu carinho, algumas belíssimas obras italianas. Grazia tanta, Mary!


LA NAISSANCE DES DIEUX - Edição Glenat. Autores: (são muitos!...) pelo que se salientam apenas alguns. Com a lógica coordenação entusiasta de Luc Ferry, tem-se o argumento de Clotilde Bruneau, arte de Federico Santagati e Dim D. e capa de Fred Vignaux.
Acertadamente, este deveria ser o primeiro tomo da admirável série-colecção “La Sagessse des Mythes”... mas aparece agora “a meio da ponte”. A Glenat e Luc Ferry é que sabem!... De qualquer modo, esta cronologia um tanto desnorteada, não atrofia o nosso entusiasmo por esta bela e corajosa série.
LB

3 comentários:

  1. Olha também surpreendido com essa obra Maria et Salazar; fica registada (têm que ser os estrangeiros a fazer a nossa História e a divulgá-la;

    ResponderEliminar
  2. Amigo Carlos Almeida
    É evidente, dentro do panorama editorial e de leitura portugueses, que "têm de ser os estrangeiros a fazer a nossa História". A diferença reside num único aspecto: a eles pagam-lhes para trabalhar, enquanto os portugueses pagam para verem o seu trabalho.
    Relativamente a esta obra, parece-me ser interessante. Se não for publicada em português, terei de lê-la em francês, como frequentemente me acontece.

    Com um grande abraço, extensivo ao Luiz Beira e ao Carlos Rico

    Santos Costa

    ResponderEliminar