JULES: DE L’OR A LA CROIX - Edição Soleil. Autores: Olivier Peru no argumento; Lucio Leoni e Emanuela Negrin no traço; e nas cores, Elodine Jacquemoire.
“Jules”, é o terceiro tomo da contundente e caprichada série “Médicis”. Uma obra bem apostada como série-BD, a seduzir as editoras portuguesas.
Em plena Renascença, tudo se passa na conturbada Europa e, mais marcante, pelos territórios italianos, com guerras, invejas, cobiças e uma infinidade de intrigas.
Vários Papas por este tomo se “exibem”, desde Alexandre VI (Bórgia) ate Júlio II (Della Rovere). Mas, a secundar todos os Médici (os senhores de Florença/ Toscana), circulam nesta apaixonante série e neste tomo em especial, personagens históricas como César Bórgia, Nicolau Machiavel, o famoso monge Savonarola, os reis franceses Charles VIII e Louis XII, etc...
Histórias da HISTÓRIA!
Este tão intenso tomo será... talvez, e até agora, o melhor que nos relata toda esta época-situação... Ficamos por aqui?...
Típico da época, os Papas, eram e foram grandes protectores das Artes (sobretudo da Pintura e da Esculura), mas também, foram uns grandessíssimos desbragados e devassos...
CHATS, CHATS, CHATS ET CHATS! - Editora Delcourt. Autores: com argumento de Lapuss' e traço de Philippe Larbier, este é o segundo tomo desta divertida série-BD onde impera a maravilhosa gataria...
Esses impagáveis felinos domésticos, de várias raças e adoráveis caprichos, andam espantosamente através destas pranchas (já em segundo tomo) a encantar-nos!
Felizes, os que gostam, amam e protegem os gatos. Mas, ai daqueles que os detestam e os sacrificam!...
O gato, símbolo doméstico dos felinos da nossa vivência... E o resto...
Não, não é “o dramático silêncio” do alucinado Hamlet... Há muito mais a acertar na TUA Consciência!...
Não, não é “o dramático silêncio” do alucinado Hamlet... Há muito mais a acertar na TUA Consciência!...
Ora então, aprendam a viver e a CONVIVER .
Por esta atenta editora belga, a Lombard, continua a aplaudível recuperação em “álbuns integrais”, da série que versa as notáveis aventuras de Bob Morane e seu amigo escocês Bill Ballantine, fazendo este sempre questão de frisar que não é inglês, mas sim escocês (Bravo!), e que tem mais valentia e coragem quando se atesta com umas boas goladas de uísque... Ora pois!
Neste tomo, cinco aventuras que, crê-se, são inéditas em edição portuguesa: “Les Yeux du Brouillard”, “Les Poupées de l’Ombre Jaune”, “Les Sept Croix de Plomb”, “Guèrilla à Tumbaga” e “La Prisonnière de l’Ombre Jaune”.
Obrigatório ler e coleccionar, pelo menos... em francês!
LB
Esta dos Medicis, tem mesmo boa pinta, seria fantástico vê-la por cá...
ResponderEliminarLuís Fernandes
Caro Luís Fernandes
EliminarPois concordo plenamente consigo. A série é belíssima e terminará no quinto tomo, o único que ainda não foi publicado.
Quanto a vê-la publicada entre nós... sabe muito bem como é a desatenção e a insensibilidade das nossas editoras. Uma incrível tristeza!
Um abraço
Luiz Beira