Será um eterno “indignado” ante as situações sócio-políticas dos nossos dias. Daí que a sua obra seja implacável em denúncias necessárias: as misérias, a fome, os assassinatos inacreditáveis que dizimam a Humanidade...
Ainda miúdo, emigrou com a família para a Austrália, mas algum tempo depois, foi para os Estados Unidos, onde estudou Artes na Universidade do Oregon, em 1981. É por esta altura que se começa a interessar pela Banda Desenhada e, por aqui, foi abordando a guerra no Vietname. Algum tempo depois, regressou a Malta.
Em 1992, visitou a Palestina, em especial o espaço de Gaza, que o levou a criar uma das suas mais importantes obras, precisamente, “Palestina”, traduzida em diversos países e que foi premiada com o prestigioso American Book Award.
No entanto, já havia sido editado o seu álbum “Imhabba Vera” (Verdadeiro Amor), que foi o primeiro álbum-BD publicado em Malta.
Entretanto, regressou aos Estados Unidos... Em 1995, visitou a Bósnia-Herzegovina. Deste seu amargurado testemunho, criou três álbuns-BD: “Soba”...
...“The Fixer”...
...e os dois tomos de “Gorazde”.
...“The Fixer”...
...e os dois tomos de “Gorazde”.
A já vasta obra de Joe Sacco é um verdadeiro e específico monumento!...
Quem tem medo de o editar em Portugal?!...
Sem comentários:
Enviar um comentário