Nyoka, às vezes com o apelido Meredith e outras com o de Gordon, é inspirada num conto, “The Land of the Hidden Men” (1931), atribuído a Edgar Rice Burroughs e foi criada como Nyoka, a Rapariga da Selva, em 1941, para o Cinema: “A Filha do Império Selvagem”, com Frances Gifford; em 1942, “A Vingança do Gorila Gigante”, com Kay Aldridge, e, bem mais tarde, em 2014, “O Amuleto Perdido de Vultura”, com Nicola Rae.
Em 1942, Nyoka, ingressa na Banda Desenhada, tornando-se muito popular nos países anglófonos e também, até certo ponto, nos territórios que falavam (e falam) português, graças à revista brasileira “O Guri”.
Capa da revista "Jungle Girl", onde Nyoka fez a sua estreia na banda desenhada, em 1942. Note-se, no canto inferior direito, uma foto da actriz Kay Aldridge, que deu corpo à personagem no cinema. |
O mais complicado é saber-se quem desenhou esta heroína-BD. E até mesmo, quem escreveu os argumentos das várias aventuras, pois Burroughs nada teve a ver com isso!...
Pela nossa pesquisa, descobrimos uma indicação confusa num determinado sítio que, de uma assentada (nada específica), indica como criadores(?...) Alfred Batson, Ronald Davidson, Norman S. Hall, William Lively, Joseph O’Donnell e Joseph F. Polland. Isto é só para aumentar a confusão! E tão pouco fica esclarecido se eram desenhistas ou argumentistas... Ou se estão os nomes misturados!
Tão pouco aparece qualquer destes nomes na Lambiek Comiclopedia.
Nosso amigo e ocasional colaborador, Carlos Gonçalves, também não conseguiu achar o que buscávamos e apenas apontou o nome de Al Allard, que foi director de arte na Fawcett Comics (1940-1953), a primeira editora de Nyoka.
Mas, “viajando” pela Fawcett, descobrimos que nas edições que em 1945 publicou sobre Nyoka, há três nomes vagamente apontados como “prováveis” desenhistas: Bert Withman, Clem Weisbecker e C.C. Beck (Charles Clarence Beck). Todavia...
Capas da revista Nyoka, the Jungle Girl, (Ed. Fawcett Comics)
Depois da Fawcett Comics, Nyoka, foi também editada na América do Norte, por Charlton Comics e depois pela DC Comics.
Em idioma português, apenas na revista-BD “O Guri” (1940-1970), publicação autónoma, primeiro no “Diário da Noite” e depois em “O Cruzeiro”.
Capas da revista Nyoka, the Jungle Girl, (Ed. Charlton Comics)
Em idioma português, apenas na revista-BD “O Guri” (1940-1970), publicação autónoma, primeiro no “Diário da Noite” e depois em “O Cruzeiro”.
Nyoka na revista "O Guri" (Brasil)
Nyoka teve a sua admirável e popular força nos anos 40 e 50 do século passado, o que justifica o seu registo nesta nossa galeria.
Agradecemos o apoio prestado por Carlos Gonçalves.
Sem comentários:
Enviar um comentário