domingo, 24 de janeiro de 2016

BREVES (21)

NOVO ÁLBUM DE SPACCA
Da notável obra do grande desenhista brasileiro João Spacca salientam-se os maravilhosos álbuns “D. João Carioca” e “As Barbas do Imperador”, que apresentou na última edição (2015) do Salão de Beja, e que a todos encantou.
Em contrapartida, aí se deliciou a saborear o típico “cozido de grão”...
Pois Spacca terá novo álbum muito em breve, versando a biografia do santo italiano Padre Pio, do qual mostramos uma prancha. Aguardemos, pois, por tal obra anunciada.
Prancha de "Padre Pio" (trabalho ainda inédito)



"A VIAGEM DO ELEFANTE" COM PASSAGEM PELA TURQUIA
Foi com prazer que recebemos a notícia de que João Amaral viu ser publicado na Turquia o seu último álbum, "A Viagem do Elefante", obra adaptada do romance homónimo de José Saramago.
A edição tem chancela da editora Kirmizi Kedi (literalmente, Gato Vermelho).
João Amaral vê, assim, reconhecido o seu trabalho além fronteiras, facto bem pouco habitual entre os autores portugueses. Parabéns, João!



JIM DEL MÓNACO COM NOVO ÁLBUM AINDA ESTE ANO
Entretanto, a dupla Luís Louro e Tozé Simões, que em boa hora regressou à BD depois de um largo interregno, está a trabalhar em mais uma aventura de Jim del Mónaco, com lançamento agendado ainda para este ano (no Festival AmadoraBD?).
Deixamos aqui o trailer desse trabalho, só para aguçar o apetite aos mais impacientes...



"O MOSQUITO" CONTINUA A VOAR
O almoço que, nos últimos anos, se tem vindo a realizar em Lisboa, com o intuito de festejar o aniversário da famosa revista "O Mosquito", teve lugar no passado dia 16 de Janeiro, sendo, até hoje, o mais participado de sempre.
É bem possível que a data redonda que "O Mosquito" cumpriu (80 anos), fosse o definitivo pretexto para que muitos indecisos optassem por marcar presença neste já tradicional convívio bedéfilo. E ainda bem que o fizeram, pois assim a festa foi mais bonita e o espírito "mosquiteiro" voou mais alto...
Imagem do almoço-convívio que bateu o record de presenças

Após o repasto, e já na novel sede do Clube Português de Banda Desenhada (CPBD), os convivas puderam assistir a uma palestra de José Ruy sob o tema "Quando entrei para O Mosquito"...
Imagem da palestre de José Ruy, com boa assistência

...a que se seguiu a inauguração das exposições "80 Anos de O Mosquito" e "Tributo a Eduardo Teixeira Coelho", que se manterão abertas, de aqui em diante, aos sábados, entre as 15:30 e as 18:00 horas, até 12 de Março.
Um agradecimento especial ao CPBD que, gentilmente, nos cedeu as fotos que aqui vos apresentamos.
Inauguração das exposições




ANIVERSÁRIOS EM FEVEREIRO
Dia 09: José Matos-Cruz e Zeu
Dia 11: Pedro Morais
Dia 15: Art Spiegelman
Dia 20: Sergei
Dia 21: Luís Pinto-Coelho e Zenetto
Dia 25: Eugénio Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário