segunda-feira, 27 de abril de 2015

NOVIDADES EDITORIAIS (71)

VALHARDI, L’INTÉGRALE 1 - As Éditions Dupuis, depois da magnifica série em 18 tomos “Tout Jijé”, publicaram, em 5 tomos mais magníficos ainda, a série integral “Jerry Spring”, num belíssimo a preto-e-branco onde o traço de Jijé é
terrivelmente admirável.
Agora, a Dupuis iniciou a versão integral de outro herói por excelência, também graficamente criado por Jijé: Jean Valhardi, ou simplesmente Valhardi. O primeiro tomo, com mais de duzentas páginas, engloba as quatro primeiras histórias criadas de 1941 a 1946 com argumentos de Jean Doisy: “Jean Valhardi Detéctive”, “Meurtre ao Bord du Lac”, “Le Camp Scout” e “Les Cargos Disparus”.
Uma maravilha encontrar aqui o traço inicial de Jijé em relação a este herói!
Um belo dossiê por Christelle e Bertrand Pissavy-Yvernault precede as histórias citadas.
Esta série integral de Valhardi deve comportar sete álbuns, onde se incluirão as histórias desenhadas por outros artistas, donde por exemplo, Eddy Paape.
A não perder!...

LE DIVIN - Edição Dargaud. Os autores são todos israelitas: o argumentista Boaz Lavie e, na arte gráfica, os irmãos gémeos Asaf e Tomer Hanuka.
Cita-se na contracapa: “Pior que a guerra, há a guerra feita por crianças”. E não é gratuita esta afirmação, pois não há muito tempo, existiu uma cruel guerrilha feita por adolescentes na selva do sudeste asiático, que decorreu na quase impenetrável floresta da Birmânia/Tailândia...
É pois por estas zonas tão exóticas como violentas, que se desenrola esta soberba aventura.

A MORTE PERSEGUE-ME - Edição G. Floy Studio. Argumento de Ed Brubaker, traço de Sean Phillips e cores de Dave Stewart. “A Morte Persegue-me” é o primeiro tomo da série “Fatale”, que já ganhou vários prémios “Eisner”.
Uma narrativa feroz onde se mistura o terror e o policial bem negro.
Que mistério envolve uma bela e sensual mulher que seduz e depois domina os homens que com ela se relacionam? Não só ficam doentiamente dominados como ficam com as vidas destruídas.
Uma BD desafiante e sem contemplações.


LE RIRE DE TINTIN - Com formato álbum, é uma edição “L’Express”/“Beaux Arts Magazine”, com editorial de Christophe Barbier.
“Le Rire de Tintin” ou “Les Secrets du Génie Comique d’Hergé” é uma belíssima obra, bem elucidativa para os bedéfilos, mormente para os tintinófilos.
Sem dúvida alguma, um álbum com muito interesse.


LES FANTÔMES DU MONT-BLEU - Edição Soleil. Argumento de Jan-François Lécureux, traço de André Chéret e cores de Chantal Chéret.
“Les Fantômes du Mont-Bleu” é mais um tomo da série “Rahan”, criada em 1969 sob o traço de André Cheret, onde todo o ambiente se situa na Pré-História.
Curiosamente, já em 1962 Edouard Aidans havia criado “Tounga” e em 1976 surge “Taar” por Jaime Brocal-Ramohi. Vendo bem, Tounga, Rahan Taar, heróis de séries paralelas, são heróis semelhantes. Não se discute a qualidade dos respectivos desenhistas, onde o exagero e a fantasia estão sempre presentes.
Neste recente tomo de Rahan, o que nos parece bem exagerado, é notarmos que o heróico troglodita, loiraças e muito bem barbeado, está sibilinamente numa de Leonardo da Vinci, tamanhas são as invenções e modernidades que, quase num repente, Rahan inventa sozinho para o progresso da Humanidade...
Enfim!...
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário