quarta-feira, 15 de outubro de 2014

HERÓIS INESQUECÍVEIS (32) - DAN COOPER

Pela Banda Desenhada, há muitos "heróis" no campo da aviação. 
Com autores-criadores europeus temos os populares Buck Danny (por Victor Hubinon), a parceria Michel Tanguy e Ernest Laverdure (por Charlier e Uderzo, e continuadores) e, impecavelmente, Dan Cooper, sob criação entusiasta do belga Albert Weinberg (1922-2011).
Albert Weinberg, o
criador de Dan Cooper
Já aqui tivemos posts dedicados a Buck Danny e a Tanguy Laverdure. Mas, em falta, estava Dan Cooper, se bem que há muito programado. Do seu criador, Weinberg, lembramos que também elaborou uma "curta" de cinco pranchas, "Magellan" (Fernão de Magalhães), publicada na revista "Tintin" (edições francófonas) em 1954.
Pois o famoso Dan Cooper, sendo criado por um artista belga, é um piloto da aviação militar do Canadá. Este dedicado entusiasmo valeu a Weinberg ser muito honrado pela força aérea canadiana a ponto de ser considerado como um elemento da própria entidade militar do Canadá.
Neste aspecto, Dan Cooper, se bem que fictício, pertence  briosamente à Royal Air Force do Canadá. É um valoroso e romântico herói. Sendo um dos mais antigos e mais clássicos dos três (ou quatro) "heróis"  de aventuras em aviões pela BD europeia, Cooper, tal como todo o trabalho do seu criador, implica um estudo mais vasto, atento e nada leviano.
Dan Cooper nasceu a 17 de Novembro de 1954 no semanário "Tintin" (edição belga). Estreou-se em Portugal a 27 de Janeiro de 1955 no semanário "Flecha". A primeira aventura tem por título "Le Triangle Bleu" ("O Triângulo Azul", na edição francófona e "O Triângulo Dourado", na edição portuguesa).
A primeira capa e a primeira prancha da série 

Para além de algumas aventuras curtas, a série regista mais de quarenta álbuns, dos quais, apenas quatro (?!...) foram editados entre nós: dois pela Distri ("Pânico em Cabo Kennedy" e "Objectivo Jumbo") e dois pela Bertrand ("S.O.S. no Espaço" e "Os Pilotos Perdidos").
Em Portugal, em periódicos, também foram publicadas mais algumas aventuras deste herói: para além da já citada revista "Flecha", contam-se, o "Cavaleiro Andante", a "Nau Catrineta" (suplemento do vespertino "Diário de Notícias") e as revistas "Tintin" (edição portuguesa) e "Mundo de Aventuras".
Prancha de "O Senhor do Sol", in "Cavaleiro Andante" #252 (1956)

Tem alguns especiais companheiros de aventuras, nos ares, no espaço sideral e... na Terra, donde, o jovem Pierrot, o fiel e sofredor canino Coquin e a bela norueguesa Randi, com quem Cooper vive uma certa, arrastada e complicada paixão amorosa...
Enfim, uma série a descobrir ou a reler.
LB




Prancha de "SOS dans l'Espace"






Prancha de "Opération Kosmos 990"

Capa e prancha de "L'Aviatrice sans Nom"

Prancha de "Viking Connection"

2 comentários:

  1. Só uma coisa, Dan Cooper não pode ser o mais antigo e clássico herói "aeronáutico" da BD europeia, uma vez que, como é mencionado no artigo sobre Buck Danny deste mesmo blog, o herói da revista Spirou foi criado sete anos antes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro Hunter,
      Agradeço plenamente o seu reparo e respectiva correcção ante um bizarro e involuntário despiste meu (!!!...). Na verdade, o Buck Danny é mais "velhinho" (embora mais novo do que eu), pois nasceu a 2 de Janeiro de 1947, enquanto o Dan Cooper nasceu a 17 de
      Novembro de 1954.
      Um sincero abraço pela sua atenção.
      Luiz Beira

      Eliminar