quarta-feira, 10 de setembro de 2014

NOVIDADES EDITORIAIS (58)

PORTUGUESES NA GRANDE GUERRA - Edição Arcádia. Autor: Baptista Mendes, e um honroso prefácio pelo General Loureiro dos Santos.
"Portugueses na Grande Guerra (1914-1918)" marca o tão esperado regresso de Baptista Mendes aos escaparates, por atento gesto da editora Arcádia (grupo Babel).
Neste álbum, há a compilação de histórias publicada de um certo modo solto no "Jornal do Exército" e também alguns inéditos expressamente elaborados para esta edição. O valoroso na temática é que aqui se registam episódios e personagens reais de Portugal na sua tão sacrificada participação no dramático primeiro grande conflito mundial. Portugal estava neutro, muito embora já combatesse os alemães no norte de Moçambique (na fronteira com o então Tanganica) e no sul de Angola (na fronteira do que hoje é a Namíbia). Por "venenosa" pressão da Inglaterra,
Portugal acaba mesmo por declarar guerra à Alemanha. E foi o que se viu e que se sofreu!...
É importante que, ao menos através destes exemplos pela Banda Desenhada de Baptista Mendes, os portugueses recordem, melhor, fiquem a saber, sobretudo as novas gerações, toda essa sacrificada heroicidade de gente nossa.
Nota: este álbum terá lançamento oficial e será comercializado nos finais deste mês de Setembro.


 
EM NOME DO FILHO - Edição Asa. Autores (segundo os personagens e série criados por Jean Graton): os argumentistas Philippe Graton e Denis Lapiére e, no traço, Marc Bourgne e Benjamin Benéteau.
A série "Michel Vaillant" tem cerca de uma centena de álbuns. Agora, com "Em Nome do Filho", entra numa nova e positiva fase, dita "nova temporada". Pelo argumento, é menos piegas e menos repetitivo e a arte gráfica está mais activa e mais expressiva. E, como fio condutor, o conflito de gerações (já são três) da poderosa família Vaillant, dona da empresa com o mesmo nome, com os extremos no patriarca conservador Henri e com Patrick (neto de Henri e filho de Michel), um adolescente firme que pugna por viver e triunfar sem os apoios da família. Jean Graton, num álbum bem anterior, já integrara Pedro Lamy numa aventura e colocou três em cenário português: "Rali em Portugal", "Encontro em Macau" e "O Homem de Lisboa". Neste recente álbum, é mencionado Tiago Monteiro e, nas suas pranchas, há algumas cenas localizadas em Portimão.


 
HOUSTON? NOUS AVONS UN PROBLÈME... - Edição Les Humanoïdes Associés. Argumento de Jerry Frissen e arte gráfica do português Jorge Miguel. "Houston? Nous Avons Un Problème..." é o primeiro tomo da breve série "Z Comme Zombies".
Aterradoramente hilariante ou hilariantemente aterrador, aqui através de um argumento pleno de divertidos absurdos, encontramos um outro estilo (também de aplauso) de Jorge Miguel, já notável pelos seus álbuns "Camões" e "O Fado Ilustrado".
Agora a confusão na Terra é tremenda, alguns anos lá mais para diante... Os mortos saíram das tumbas e incomodam os vivos, pois querem fundos para conseguirem uma nave que os leve em viagem, só de ida, para o sossego na Lua...
Mas, os vivos e os zombies (incluindo alguns animais pré-históricos) sofrem os seus desaires aqui e ali, até que, enfim, embarcam. Mas há um senão: a meio da viagem os zombies deparam com um "vivo" que não conseguiu a tempo ficar na Terra...
Afinal, tudo isto funcionou ou foi forjado cinematograficamente numa ilha deserta?...


 
LES PORTES DE L'ARCTIC / 2 - Edição Glénat. Com argumento de Christophe Bec e traço de Jean-Jacques Dzialowski, este é o segundo e último tomo deste ciclo da série "Lancaster".
Aventura plena de boa ficção e de bizarros mistérios: algures no Árctico descobrem-se vestígios de uma intrigante civilização desaparecida. Lord Jim Lancaster e a sua pequena equipa "afunda-se" por essas assustadoras entranhas terrestres a fim de desvendar todo esse imenso mistério. Porém, por lá anda também um ex-oficial nazi que, desde há muito, tenta vingar-se de Lancaster...


FANDAVENTURAS ESPECIAL / 4 e 5 - A saga de "O Gavião dos Mares" (Orphans of the Sea), famosa série de aventuras dos anos 30, ilustrada pelo grande desenhador inglês Walther Booth e publicada entre nós na revista "O Mosquito" na década seguinte, continua a ser reeditada por José Pires no fanzine "Fandaventuras".
Pires, também ele um dos nossos desenhadores de nomeada (chegou a trabalhar para o "Tintin" belga), para além de coordenador do fanzine é o autor do restauro das pranchas, um trabalho minucioso e delicado cujo resultado final é digno de aplausos. Como se isto não bastasse, esta reedição apresenta-nos a totalidade da obra de Booth (a publicação n' "O Mosquito" ficou privada de muitas pranchas), o que enaltece ainda mais este trabalho.
De uma assentada, Pires oferece-nos, nos volumes 4 e 5 do seu fanzine, o longo e apaixonante episódio "Pelo Rei!", nem mais nem menos do que a segunda parte da novela "O Gavião dos Mares". 
Para adquirir esta peça de colecção (ou outras como "Rob the Rover" ou "Captain Moonlight") podem contactar directamente o editor: gussy.pires@sapo.pt

2 comentários:

  1. Sem duvida um dos grandes eventos editoriais do ano. Merece aplauso. Paulo Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo
      Este álbum do Baptista Mendes, não só é muito positivo, como tem alta força de registo dos valores nacionais em amargas situações de conflito. Em breve, na nossa rubrica "A BD e a História de Portugal", focaremos o tema de Portugal na 1ª Grande Guerrra, lembrando também trabalhos de outros desenhistas nossos sobre este tema.
      Um abraço
      Luiz Beira

      Eliminar