domingo, 29 de junho de 2014

NOVIDADES EDITORIAIS (54)

LE PEINTRE DES MORTS - Edição Lombard. Argumento de Stephen Desberg e grafismo de Henri Reculé. 
É o oitavo tomo da empolgante série "Cassio", demarcando-se como o segundo e último do "Ciclo da Múmia". Entre o passado e o presente, prossegue a pesada história plena de intrigas e vinganças, envolvendo o estranho assassinato de Lucius Aurelius Cassio. O temível e sinistro sacerdote egípcio Reptah é incansável a perseguir Cassio, pois nada garante que este, na actualidade, não esteja ainda vivo!... É esse tamanho mistério que a arqueóloga italiana Ornella Grazzi, apoiada pela freira Irmã Maria, tenta desvendar.
A aventura continua...

BOB - Edição Paquet. Argumento de Marc Legendre e grafismo de Charel Cambré, segundo Willy Vandersteen.
"Bob" é o primeiro tomo da série "Amphoria", o recomeço da famosíssima série "Bob e Bobette", criada por Vandersteen.
Mas aqui, já não estamos naquela pueril série engraçada. Agora, estamos um tanto lá para a frente no século XXI. Bob e Bobette não são mais aqueles petizes traquinas e arrojados. São dois jovens adultos bem corajosos, prontos a enfrentar situações um tanto dramáticas, sobretudo ante o jurado inimigo Krimson. Com uma certa tangência à série original, pois não deixam de estar presentes, o Prof. Barabás, Lambique, Jérôme e Sidónia.
É, da parte de Legendre e de Cambré, uma aposta arrojada e interessante a que estaremos atentos.

 
O CAPITÃO BARRIGUDO CASTANHO - Edição Gailivro (do grupo Leya). Autor: Pedro Leitão.
Da série "As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho", este é o sétimo tomo.
São muito raras as séries infantis no panorama da Banda Desenhada Portuguesa. Pedro Leitão apostou (e muito bem!) por este campo.
Com aspectos divertidos e ingénuos, necessários para a compreensão e entusiasmo dos leitores infantis, Pedro Leitão tem essa magia de bem saber chegar a tal encanto.
Toca a continuar, Pedro Leitão!

 
IL  SALAÏNO - Edição Noctambule (do grupo Soleil). Autores: Bejamin Lacombe e Paul Echegoyen.
Um grande e misterioso senhor e mestre da Renascença europeia, disse pensamentos como: "Quem pensa pouco, engana-se muito", "A força nasce pela violência e morre pela liberdade" "A Pintura é uma poesia que se vê em vez de se sentir e a Poesia é uma pintura que se sente em vez de se ver"... Esse grande génio é conhecido por Leonardo da Vinci.
Muito e muito se tem dito, escrito e fantasiado sobre este raro génio da Humanidade, e tal vai continuar pelos tempos adiante. E no entanto, como é que ele viveu, amou e sofreu?
É esse retrato sensível e fascinante de um artista, criador e inventor, jamais igualado, que nos é indicado magnificamente por Lacombe e Echegoyen nesta curta série, "Léonard & Salaï", cujo primeiro tomo tem o título de "Il Salaïno". Atenção, pois!...


SAGA  VALTA / 2 - Edição Lombard. Argumento do belga Jean Dufaux e grafismo do argelino Mohamed Aouamri.
Há muito que se aguardava o segundo tomo desta espantosa e breve série, "Saga Valta"... Pressupunha-se que este seria o tomo final, mas haverá ainda um terceiro, já programado.
A digna inspiração da obra vem das maravilhosas lendas islandesas. Em "Saga Valta", lá se registam as regras sócio-políticas, as guerras, os enlouquecedores apetites sexuais e as intervenções do respectivo mundo mitológico.
Se Dufaux nos entusiasma pela sua perícia como argumentista, a arte de Aouamri é simplesmente bela e soberba.
Um grande "Bravo!" a esta parceria.

Sem comentários:

Enviar um comentário