Teve início a 31 de Maio e encerra a 15 de Junho, a 10.ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, o FIBDB 2014.
Os coordenadores do BDBD estiveram lá no dia da inauguração. Foi tudo bem animado e com vasto público.
De salientar, desde já, nos visitantes, três grandes veteranos da Banda Desenhada Portuguesa: Artur Correia, José Ruy e Baptista Mendes. Três honrosas presenças, infelizmente não anunciadas ao público presente...
De entre os numerosos artistas, estes não só visitantes mas também participantes, indicamos alguns: João Mascarenhas, Álvaro, João Amaral, Pedro Leitão, Hugo Teixeira, José Smith Vargas, Pedro Cruz, André Silva, Quico Nogueira, João Raz e António Valjean e, por sua vez, pela parte dos críticos-divulgadores- editores, as notáveis presenças de Machado Dias, Geraldes Lino, Pedro Mota, Rui Brito e João Lameiras.
O Festival é bem vasto e está espalhado por diversos pólos (Casa da Cultura, Castelo, Casa das Artes, vários Museus, etc.) e, para além dos criadores nacionais, contou com a presença de representantes do Brasil, França, Itália, México, Finlândia, etc.
Houve também a apresentação e lançamento oficial de várias publicações.
Um pequeno senão, a corrigir em edições futuras: a ausência de nomes sonantes, ao que poderíamos chamar "de pompa e circunstância", tanto pelo lado nacional como pelo lado estrangeiro. Mesmo a presença do já conhecido francês Étienne Davodeau, não teve a força imaginada.
Há nomes a sugerir, como os portugueses José Garcês, Pedro Massano, Eugénio Silva, Vassalo de Miranda e/ou o belga Dany, o polaco Rosinski, o suíço Cosey, o espanhol Miguelanxo Prado, o italiano Enrico Marini... por exemplo.
De qualquer modo, está de parabéns o Paulo Monteiro pela sua absoluta e exaustiva luta pela Banda Desenhada e pelo Festival-BD de Beja. E também, pelo seu incansável cuidado de a todos bem receber num tocante anfitrionismo.
LB
Panorâmica das exposições no pólo central da Casa da Cultura |
Uma jovem visitante atenta à "A Quadrinhofilia de José Aguiar"... |
...e dois quadros com pranchas da mesma exposição.
Baptista Mendes, Carlos Rico e José Ruy em amena cavaqueira no exterior da Casa da Cultura. |
Autores brasileiros numa das várias apresentações de projectos e álbuns que ocorreram na Bedeteca |
Cinco históricos da BD portuguesa: Artur Correia, João Mascarenhas, Baptista Mendes, José Ruy e Luíz Beira |
Laerte, um dos nomes sonantes (a par de Étienne Davodeau) neste FIBDB 2014 |
Laerte, cartunista de excelência, autografando um álbum a João Sequeira |
Sem comentários:
Enviar um comentário