quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

NOVIDADES EDITORIAIS (46)

ARDALÉN - Editora: Asa. Autor: Miguelanxo Prado.
Já tínhamos boas saudades de ler algo de novo sob a criação deste grande autor da Galiza. E aí está agora nos escaparates este belíssimo álbum, "Ardalén".
Na zona galega onde sopra o estranho vento Ardalén, vindo do Atlântico, a jovem Sabela investiga e tenta reconstruir o que for possível, da sua história... Vai-lhe valendo o velhote Fidel, um tanto louco e um tanto desmemoriado, que vive solitário e tem bizarras  visões.
Como se cita nesta obra, "Somos o que recordamos. Mas a memória não é um registo objectivo e inalterável". Por isto e por aquilo, "quem não recorda, não vive".
"Ardalén" é uma obra encantadora de leitura obrigatória.

CONQUISTADOR / 3 - Edição Glénat. Autores: Jean Dufaux (argumento), Philippe Xavier (traço) e Jean-Jacques Chagnaud (cores).
É o terceiro tomo da série "Conquistador", plena de momentos altamente
violentos, onde coisas muito estranhas vão acontecendo... Os conquistadores
espanhóis, entre si divididos, buscam as riquezas do império azeteca gerido
por Montezuma. Mas a selva dessa região, a América Central, alberga outras
e insólitas forças que sabem actuar na ocasião própria...

L'ONCLE PAUL PAR JEAN GRATON - Edição Dupuis. É um integral compilando as histórias curtas baseadas em factos reais, que Jean Graton elaborou para a revista "Spirou", bem antes de iniciar a famosa série automobilística "Michel Vaillant" para a revista "Tintin": "Les Belles Histoires de l'Oncle Paul par Jean Graton".
Acontece que Oncle Paul  esconde a acção de diversos argumentistas.
Nestas 37 histórias, Dino Attanasio é o argumentista de duas, Jean-Michel Charlier de três  e o "Oncle Paul" das restantes trinta e duas, é Octave Joly.
Em jeito de prefácio, o texto biográfico (e não só) de apresentação é da autoria de Morgan Di Salvia.


L'OMBRE D'HÉCATE - Edição Casterman. Argumento de Blandine Le Callet e grafismo de Nancy Peña. As cores são de Sophie Dumas e Céline Badaroux-Denizon. Ou seja, uma série toda efectuada por mulheres dedicadas à Banda Desenhada.
"L'Ombre d'Hécate" é o primeiro tomo da série "Médée".
Medeia, forte personagem das lendas histórico-mitológicas da Grécia Clássica,
foi celebrada por muitos autores, donde se destaca a tragédia homónima escrita
por Euripides (480-406, AC). Há versões diversas, se bem que próximas, sobre
a lenda de Medeia. Princesa da Cólquida (hoje República da Geórgia), teria alguns poderes pela feitiçaria. Apaixonou-se por Jasão (que comandava os famosos Argonautas), ajudando-o a apoderar-se de Velo (ou Tosão) de Oiro, fugindo com Jasão e os Argonautas. Mais tarde, toma conhecimento que Jasão já não a ama e que a trai e se predispõe a casar com Creusa. Num gesto de cruel vingança, mata os filhos que tivera com Jasão e foge.
As autoras desta série mitológica propõem-se dismistificar a lenda e narrar a
verdade histórica de Medeia...

LE SANG DES INITIÉS - Edição Les Humanoïdes Associés. Argumento de Alain Paris e arte gráfica de Val (aliás, Valérian Taramon). "Le Sang des Initiés" é o segundo tomo da marcante série "Jaemon".
Neste segundo tomo, Jaemon, aparece já como um jovem adulto. Príncipe bastardo, perseguido sempre por uns e zelosamente protegido por outros, ele é, no entanto, um predestinado, pois nasceu com a marca sagrada dos antigos Atlantes nas suas costas... E tudo isto se passa na Antártida, em tempos que o tempo já esqueceu, quando este continente ainda estava longe de ser todo coberto de gelo...
"Jaemon" é uma série sumptuosa, com um certo cariz "histórico" e plena de enigmas. Uma série que terá quatro álbuns no total.

Sem comentários:

Enviar um comentário