quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

HERÓIS INESQUECÍVEIS (11) - HÄGAR, THE HORRIBLE

“Hägar, the Horrible” (em português "Hagar, o Horrendo", "Hagar, o Terrível" ou ainda "Hagar, o Abominável") é uma série humorística, criada pelo norte-americano Dik Browne e publicada pela primeira vez em 4 de Fevereiro de 1973. A série é distribuida pela King Features Syndicate e publica-se, ainda hoje, com enorme sucesso, em inúmeros jornais em todo o mundo.
Dik Browne e os filhos, Bob e Chris
Logo no ano seguinte ao da criação da série, Dik Browne passou a contar com a ajuda do filho, Chris. Esta parceria durou até 1988, ano em que Chris substituiu definitivamente o pai (que viria a falecer pouco tempo depois). 
Entre 1988 e 1995, Chris ocupou-se da série sozinho, escrevendo os argumentos e desenhando as tiras diárias e as pranchas dominicais. Depois, os textos passaram a ser escritos por outros autores, sendo Chris Browne unicamente responsável pelo traço.
O personagem principal, Hägar, é um Viking de pensamento machista e bem pouco atento à higiene pessoal. Embora seja um guerreiro temível (um dos seus grandes prazeres na vida é invadir países como a Inglaterra), em casa as coisas são bem diferentes e Hagar está constantemente envolvido em discussões (das quais sai muitas vezes a perder) com a esposa, Helga, uma mulher de armas, sempre ocupada com as tarefas domésticas, que - em vão - tenta ensinar a Hagar coisas simples como lavar as mãos ou limpar os pés antes de entrar em casa.
Hägar e Helga têm dois filhos: Hamlet (um rapaz que é o contrário do pai - inteligente, limpo, educado e sensível - e para quem ser Viking é um tremendo aborrecimento) e Honi (uma rapariga bonita, ingénua e curiosa, apaixonada por Lute - um bardo sem talento a quem todos abominam a voz, embora ele se considere um génio).
Outro nome a reter é o do melhor amigo de Hägar, Eddie Sortudo (ou Felizardo). O nome é uma ironia já que Eddie é o menos inteligente e o mais azarado dos personagens da série. Usa um capacete em forma de funil ao contrário e com isto está tudo dito…
Em Portugal, para além da publicação de parte da série, em jornais e em revistas de banda desenhada, a "Livros Horizonte" editou, em 1993, o álbum "Hagar Conquista a Europa".

Capa do álbum "Hagar Conquista a Europa"
Prancha de "Hagar, o Abominável" publicada no n.º 63 do Mundo de Aventuras (V série) 
Em 2008, Manuel Caldas lançou, através da sua Librimpress, dois volumes correspondentes ao conjunto completo de tiras e pranchas dominicais dos primeiros anos da série (1973 e 1974).
Em 1989, "Hagar, the Horrible" chegou à televisão através de um desenho animado produzido pela Hanna-Barbera, King Features Entertainment e Hearst Entertainment Inc.


"Hagar, the Horrible" - desenho animado de 1989
A qualidade do trabalho de Dik e Chris Browne em“Hagar, the Horrible” foi reconhecida através da atribuição de distinções como o Prémio de Tira de Jornal de Humor (outorgado pela Sociedade Nacional de Cartunistas dos EUA, em 1984 e 1986), o Prémio Rouben (em 1973) e o Prémio Elzie Segar (também em 1973).
“Hagar”, uma série que comemorou há poucos dias 40 anos de existência e que merece uma leitura atenta.
CR



2 comentários:

  1. É uma pena o Manuel Caldas não ter continuado. Será devido ao diferendo com... ou será que não tiveram saída suficiente para valer o investimento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está uma coisa que só o próprio Manuel Caldas lhe poderá responder...
      Saudações bedéfilas,
      Carlos Rico

      Eliminar