segunda-feira, 26 de novembro de 2012

NOVIDADES EDITORIAIS (20)

PORTUGAL - É um álbum de luxo, em diversos aspectos, este magnífico "Portugal" de Cyril Pedrosa, agora em português, sob edição Asa, que teve lançamento oficial no AmadoraBD 2012, com a afável presença do autor.
Com uma relativa ficção, Cyril marca aqui, sentidamente, o seu encontro (estivera por cá em garoto) com o país dos seus antepassados. Aqui conta a sua autêntica descoberta de Portugal, país pelo qual, como num amor à primeira vista, logo se apaixonou. É interessante o relato que ele faz do sistema familiar em que se insere na sua França natal, das razões porque enfim tornou a Portugal, donde de imediato se propôs elaborar este álbum, apoiando-se em pleno nos registos que por cá fez em 2006 e nos dois anos consequentes. Não faltam as suas auto-interrogações, sobretudo pelo que estava a acontecer irremediavelmente (e positivamente também) no seu espírito e na sua experiência humana e geográfica.
"Portugal", álbum já várias vezes premiado em França, é uma obra para se ler com muita atenção e carinho e ainda, com amigo e respeitoso reconhecimento a Cyril Pedrosa.

OEIL DE CIEL - É o 15º tomo da série "Bois-Maury" (ou "As Torres de Bois-Maury"), que nos foi enviado e ofertado directamente por Hermann, seu genial grafista. O argumento é de seu filho Yves.
E já não estamos na Idade Média, mas em 1660...na mexicana região do Yucatan. O "senhor de Bois-Maury" é o único francês integrado numa expedição espanhola que, através de uma selva densa e luxuriante, busca o oiro de uma lendária cidade perdida.
De repente, o povo local ataca-os. Os espanhóis procuram fugir e escapar com vida. Porém, Bois-Maury, teima em continuar a sua busca, seja para ficar rico seja para se perder definitivamente...
Se o argumento de Yves H. é apaixonante, a arte gráfica de mestre Hermann, pura e simplesmente, cilindra-nos.

MARIANNE - Com argumento de Jean-Christophe Derrien e traço de Claude Plumail, com edição Lombard, "Marianne", é o terceiro tomo da bela e dramática série "Résistances".
No sufocante ambiente político na França de 1942, este é mais um notável episódio sobre os heróicos e sofredores resistentes franceses ante a fúria e a desumanidade dos alemães hitlerianos e seus cúmplices franceses, num país glorioso que agora está dividido e abafado por terríveis angústias. Leitura a não perder!

SUPER-GÉNIE - É o 43.º tomo da impagável série "Léonard" por Bob de Groot (texto) e Turk (grafismo), com edição Lombard. E custa a crer que esta série tão divertida e tão popular pelos povos francófonos (e não só), não tenha tido, até agora, uma devida divulgação para os bedéfilos portugueses!...
Estamos numa intensa amargura de vida devido à crise, à "troika" e às desgovernações, mas... será mesmo que perdemos a capacidade de rir, nem que seja através de uma bem achada série-lenitivo da Banda Desenhada? Os portugueses não são apenas a tristeza do Fado!

DRÁCULA / 3 - Sob edição conjunta da Casterman e da Michel Lafon, é o terceiro e último(?) tomo da série "Dracula, l'Imortel". Com base na obra homónima de Dacre Stoker e Ian Holt, a bem conseguida adaptação a BD tem argumento de Michel Dufranne, traço de Piotr Kowalski e cores de Svart.
O tenebroso Drácula parece eterno e imortal. Aparentemente é aniquilado, mas acaba por reaparecer para continuar a embebedar-se com sangue humano.
A última vinheta deste álbum mostra o famoso navio "Titanic" na sua fatídica viagem inaugural...

2 comentários:

  1. Adoro Bois-Maury... que saudades de ver isso editado em PT.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bois Maury é, de facto, uma série excepcional e este 15.º tomo confirma isso mesmo.
      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Saudações bedéfilas.
      Carlos Rico

      Eliminar