quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

ILUSTRAÇÕES E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS por José Ruy (6)


Fiz as ilustrações deste livro quando ainda estava na Bertrand Editora, pois na sua oficina gráfica «Portugal Brasil» estava a executar esta obra para a editora «Ática». A sua autora, Margarida Ofélia, pretendia umas ilustrações estilizadas, para seguir a linha das suas anteriores obras.
À semelhança dos livros que tenho vindo a mostrar anteriormente, este também foi impresso em tipografia com o desenho das cores feito em separado, a tinta da china preta, pois como já expliquei, a cor só é dada na máquina quando da impressão.
Usei aqui o sistema de pontilhado para a meia tinta nas carnes, e consegui com estas três cores, preto, vermelho e verde, mais tons como o castanho no cavalo de pau e no «capacete» do miúdo, e outro tom mais avermelhado, nos sapatos.
Mas mostro as ilustrações que fiz para o interior do livro.
Este conto chama-se «Pingo de Leite».

Mas se me permitem voltarei um pouco atrás para vos dar uma ideia da diferença que a autora pretendia com este livro. Transcrevo com a devida vénia, um excerto da nota de abertura que gostei muito, e continuo a gostar. Ora leiam, por favor:


Margarida Ofélia diz que uma história é uma coisa séria e é com todo o respeito que escreve para os seus leitores. Partilho esse sentimento, pois é também com todo o mesmo respeito que faço os desenhos a pensar em quem os vai ver.
Esta ilustração acima corresponde ao conto «O bosque do Renato».
Agora, «A pasta da Maria Rita».

Em baixo, «Memórias de um Táxi».

Para terminar, temos «A árvore do Jardim».

Entendo que ao ilustrarmos um texto que descreve uma ideia ou um estado de espírito, não devemos impor o nosso estilo, como querendo manter «a nossa marca», mas adaptarmo-nos ao sentimento de quem escreve. Ao contrário das histórias em quadrinhos, pois aí sim, podemos executar os desenhos com a nossa técnica, seja qual for a intensão do argumentista.

O próximo artigo:

Sem comentários:

Enviar um comentário