terça-feira, 3 de agosto de 2021

ILUSTRAÇÕES E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS por José Ruy (2)


Na sequência do artigo anterior, mostro agora a minha colaboração em livros de Adolfo Simões Müller, quando eu trabalhava no Diário de Notícias, na parte gráfica.

Em 1957 depois de ter publicado a história em quadrinhos «A Vida Romanceada de Gutenberg» num número especial de «O Cavaleiro Andante», o diretor, que escrevia livros para a infância e juventude, ao editar esta obra sobre o «inventor» dos caracteres móveis convidou-me a fazer a capa e as ilustrações para o interior. Como eu tinha bastante documentação sobre esta figura, achou que seria assim melhor.
O livro era editado e impresso no Porto, e pelo processo tipográfico, por isso a reprodução dos originais era feita em quadricromia, seleção fotográfica em zinco (em relevo).
Esta capa foi totalmente desenhada, os elementos figurativos e as letras.


Cada capítulo abria com uma capitular desenhada, acompanhada de elementos correspondentes ao assunto aí focado.
Simões Müller deu ao livro o título de «O Exército Imortal», comparando os caracteres móveis aos soldadinhos de chumbo que na época fascinavam a criança, organizando exércitos e imaginando batalhas.
Portanto, além das ilustrações de página, estas pequenas composições ajudavam a acompanhar melhor o texto, para que este se tornasse apelativo à leitura. As letras das capitulares foram desenhadas, pois como a impressão era feita pelo processo tipográfico, os desenhos a preto e branco tinham de ser reproduzidos em zincogravura.
Já agora, mostro mais algumas destas iniciais de capítulo, para terem uma ideia do aspeto geral do livro.

O livro tinha muitos capítulos para não cansar um leitor principiante e assim mostrava-se graficamente o assunto a desenvolver nesse espaço.

Ilustrações de página inteira ajudavam também a mostrar certas partes da história. Foram desenhadas em papel português, da fábrica «Matrena», que adquiríamos em bobina, chamado papel contínuo, que ficava mais económico do que comprado à folha.
O acabamento era a tinta da china, a aparo e pincel.

Conforme o assunto exigia, também se faziam desenhos de meia página.

As ilustrações de página eram em número de três a preto e branco, e uma página dupla a cores.

Para a zona do texto a ilustrar, foi-me dada liberdade de escolha, tendo em conta que as cenas tinham de ser espaçadas para as distribuir equitativamente e dar um equilíbrio ao livro.
Esta aguarela foi reproduzida em quadricromia, tal como a capa, gravura em zinco com relevo, para ser impresso em tipografia, um processo usado ainda com muita força na época.
O Offset começava a dar os primeiros passos entre nós nesta década de 1950 do século XX.


No próximo capítulo mostrarei as ilustrações de outro livro também deste autor. «O Mercador da Aventura» (Marco Polo).

4 comentários:

  1. Chama-se a isso ter arte nas mãos; muito obrigado por este artigo, e toda a informação que nele consta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro ou cara JF, obrigado por ter lido/visto o começo desta série de artigos que fazem parte de memórias vividas há muitos anos, e pelas palavras de apoio. Tenho continuado a fazer este género de ilustração e atualmente tenho trabalhos entre mãos, que mostrarei no seguimento dos artigozitos. Tudo de bom
      José Ruy

      Eliminar
  2. Bom dia caro José
    Tenho 3 ilustrações suas, penso que originais, que efetuou para o livro Peregrinação, editado pela Europa-América, capa dura, formato A4.
    Estão colados cada um num cartão cinzento.
    Se precisar para ilustrar algum artigo, disponha.
    Posso enviar fotos.
    Cumprimentos
    João Domingos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Domingos, obrigadopor essa notícia. Essas ilustrações foramfeitas no estúdio da Europa-América que dirigi durante 10 anos,e os originais eram propriedade da Editora. Com a desativação (foi uma pena) da PEA desconheço o destino desse acervo. Ainda bem que estão em boas mãos. Obrigado pela disponibilidade; nesta série de artigos, vou falar dessa obra, que tem episódios curiosos, e mostrarei essas ilustrações.
      Forte abraço e muita saúde
      José Ruy

      Eliminar