quarta-feira, 17 de junho de 2020

NOVIDADES EDITORIAIS (197)

INCONSCIÊNCIA TRANQUILA - Edição Ala dos Livros. Autor: Luís Louro.
Trabalhando a solo, Luís Louro apresenta-nos agora o quarto tomo da sua delirante série "O Corvo". Três personagens fundamentais: "O Corvo", a sua bicicleta inteligente "Robim" e a cidade de Lisboa numa fantástica visão futurista. Ah, existe também um vilão muito mau, muito mau e muito mau, que insiste em ser chamado de "Combustão"!...
E é a confusão agitada e maravilhosa que vai ​entusiasmando o leitor à medida que a narrativa se desenrola. Pormenor irónico: o "Corvo" tem inesperadas crises de diarreia porque as suas tripas dão-se mal com as chamuças, que ele adora devorar... Tudo muito escaldante.
O álbum tem um interessante prefácio pelo cineasta Leonel Vieira.
Bravo, Luís Louro!


SI MA TANTE EN AVAIT - ​Edição Casterman. Autor: Michaël Sanlaville.
A série do "comissário San-Antonio" surgiu pelos anos 50 do século passado, sob o entusiasmo de Frédéric Dard (1921-2000). Foi sofrendo altos e baixos, aplausos e decepções, no entanto, jamais se extinguindo. Esteve sujeita a várias edições e ao estilo de diversos responsáveis, incluindo o de Patrice Dard (filho de Frédéric), de Franz, etc. Na recente fase, é o francês Michaël Sanlaville, que tem a responsabilidade total do prosseguimento da série. E por aqui, este segundo tomo, "Si Ma Tante En Avait".
E é a grande balbúrdia, com muita acção (espionagem, crimes, pancadaria...), erotismo e frequentes momentos de muito humor. Com estes ingredientes, incluindo a arte de Sanlaville, é uma narrativa aparentemente ligeira, porém muito agradável de se ler.


CASEMATE / 135 - ​Esta grata revista francesa (mensal) esteve suspensa por vontade própria da direcção, devido à repugnante pandemia que ainda por aí paira, nos meses de Abril e Maio. Mas voltou em pleno no mês de Junho, cheia de temas e artigos com muito interesse, donde se salientam as seis páginas dedicadas a Albert Uderzo.


PEPPER E CARROT (Vol. 1) - Pepper e Carrot conta as histórias de uma jovem bruxa, a Pepper, e do seu gato Carrot. Em Hereva, um mundo de fantasia, com poções mágicas e criaturas fantásticas, onde vivem várias aventuras. Uma série de banda desenhada do artista francês David Revoy pelo selo editorial FA em edição de autor, uma chancela de Flávio C. Almeida que edita a publicação.
LB/CR

1 comentário:

  1. Espero ver aqui, em breve, uma nova Heroína da BD nacional, de vassoura em punho...!

    ResponderEliminar