terça-feira, 13 de agosto de 2019

NOVIDADES EDITORIAIS (176)

TINTIN, C'EST L'AVENTURE / 1 - ​É uma espantosa surpresa, o nascimento desta revista (assim se auto classifica) trimestral, publicada pela Geo em parceria com as Éditions Moulinsart. E justificam este aparecimento (Junho/Julho/Agosto-2019) festejando três aniversários em simultâneo: os 90 anos de Tintin, os 50 anos dos primeiros passos terrestres na Lua e os 40 anos da própria editora Geo.
Esta publicação, com mais de 160 páginas, deslumbra-nos completamente e espraia-se por diversos temas, sempre com Tintin como elo de ligação: há muita aventura, banda desenhada, fotografia, entrevistas pertinentes e elucidativas, um destac​ável desenhado por Bernard Yslaire ("Elle a Marché ​Sur la Lune"), alguns postais de Correio (também destacáveis), ​exemplos de inéditos elaborados por Hergé, etc, etc.
​Uma série de temas que se escancaram ao nosso entusiasmo, ​à nossa curiosidade e... à História. A não perder!


ORPHÉE ET EURYDICE - ​Edição Glénat. Da belíssima série "La Sagesse des Mythes", ​neste álbum constam como responsáveis: Luc Ferry ​(coordenador), Clotilde Bruneau (argumento), Diego ​Oddi (traço e "story board"), Ruby (cores) e Fred ​Vignaux (capa).
​Nesta série da Mitologia Grega, será o álbum do ​Inferno (salvo seja!), pois tem dois relatos um tanto ​consequentes, nesse ambiente escaldante nas entranhas ​da Terra, regido pelo deus Hades, irmão de Zeus.
​Mas antes da história de Orfeu e Eurídice, há outra que ​a precede, a da deusa Deméter e de sua filha Perséfona, raptada para esposa, por seu tio Hades.
Deméter, inconformada ​e qual leoa feroz a defender a filha, abre "guerra" contra os ​culpados: Zeus e Hades. Lá chegarão a um "acordo"...
​Depois, vem a tocante história de amor de Orfeu e Eurídice…
​Jovens, belos e apaixonadíssimos um pelo outro, estavam acabados de casar quando Eurídice, indo colher figos, é picada por uma serpente e daí, morre de imediato. Orfeu, que fez parte da equipa de Jasão na aventura dos Argonautas, ​é músico e poeta cantante. Com a sua voz e o dedilhar da sua ​lira, encantava e apaziguava tudo e todos. A súbita morte de ​Eurídice, deixa-o destroçado. Inconformado, consegue ir, bem ​vivo e indignado e suplicante, ao Inferno, para dialogar e pedir ​clemência a Hades e a Perséfona. Hades lá cede e permite que ​Orfeu traga Eurídice à vida e ao ar livre, com uma condição: nesse ​caminho de regresso, ele jamais deveria olhar para trás. Porém, ​quase no fim, Orfeu olhou para trás e perdeu Eurídice para ​sempre.
Na superfície, Orfeu, vive solitário e num quotidiano misterioso… Mulheres de todas as situações se oferecem a ele, ​sempre repudiadas, pois só ama e amará uma única mulher: ​Eurídice. No entanto, quase diariamente, vai recebendo e ​passando as noites com jovens homens casados e alguns ​mancebos… Daqui, a lenda dos "Mistérios Órficos", dos quais ​ninguém sabe o que eram. Inventou-se que nestes encontros, ​havia ensinamentos a esses sensuais homens, que podiam ou ​não, incluir acções sexuais de parte a parte…
​O pior, foi o rancor e a frustração das esposas e mães que se ​viram repudiadas por Orfeu! Então, ferozes e como que drogadas, ​numa noite, invadem-lhe a casa, matam-no e esquartejam-no, ​atirando ao rio os pedaços do seu corpo.
São as sacerdotisas de ​Apolo (na ilha de Lesbos) que recolhem e juntam o seu corpo ​e lhe dão a definitiva e devida sepultura.
​De resto, é bom que leiam este álbum!


RETOUR SUR ALDEBARAN / 2 - ​Edição Dargaud. Autor: Leo.
​É mais um tomo de mais um ciclo de ficção-científica, a ​que o brasileiro Leo (residente em Paris) nos transporta sideralmente.
​E confunde-nos bem nesta bela e alucinante viagem pelo futuro (haverá tal futuro?...), da Terra e Sistema Solar a outras paragens: Aldebaran, Betelgeuse, Antares… Ou ​toda a bela idealização de Leo irá acabar numa utopia ​vazia?!…
​A continuação desta imensa saga tudo virá a contar.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário