domingo, 4 de junho de 2017

NOVIDADES EDITORIAIS (120)

AURORA - Edição Instituto dos Quadrinhos. Autores: Felipe Folgosi (texto), Leno Carvalho (desenhos) e Nelson Pereira (arte-final).
Em pleno alto mar, o pescador Rafael presencia um fenómeno cósmico que mudará a sua história e a de toda a humanidade...
Uma década, foi quanto o actor Felipe Folgosi levou a amadurecer ideias e a juntar informação para escrever o roteiro de um filme. Contudo, a falta de apoio com que se deparou no Brasil, levou-o a readaptar o roteiro para banda desenhada, algo que nunca tinha experimentado na vida.
E em boa hora o fez, já que se trata de um excelente álbum de estreia, com um enredo onde se misturam a ficção científica, astronomia, serviços e sociedades secretas. 
Folgosi soube, também, rodear-se neste projecto de dois bons desenhadores - Leno Carvalho e Nelson Pereira - que, com a sua arte, elevaram este trabalho a um belo patamar.
Ficarão por aqui as incursões de Folgosi no mundo da BD? Tentaremos responder a essa e a outras questões numa entrevista que oportunamente faremos ao jovem argumentista...

BEIRÃO - Edição Escorpião Azul. Autor: Rafael Sales.
As grandes e pequenas coisas do nosso País não acontecem apenas em Lisboa e no Porto, como se o resto de Portugal não existisse ou, como diria Eça de Queiroz, fosse apenas paisagem.
O jovem beirão Rafael Sales, sente e empenha-se em narrar pela sua BD, as vidas e situações da e na sua região. Bem-haja!
Com este seu álbum, “Beirão”, que teve lançamento oficial na abertura do XIII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (27 de Maio), Sales  vai mais longe: criou uma espécie de super-herói local. E não é que cativa e resulta mesmo?
Há que ler e apreciar devidamente esta obra. Para já, felicita-se o autor e Jorge Deodato, o seu editor.


AÚ, O CAPOEIRISTA - Edição Papel 2. Autor: Flávio Luiz.
Tendo por base a célebre dança-luta capoeira, o sempre afável e divertido jovem autor brasileiro Flávio Luiz, presenteia-nos com uma narrativa terna e bem movimentada, com o capoeirista Aú e a turista francesa Nathalie, como personagens centrais.
É um álbum que agarra e entusiasma o leitor logo a partir do seu início.
A edição é brasileira, pelo que se sugere que, em breve tempo, tenha uma edição portuguesa. A obra e o autor tal merecem, bem como os nossos bedéfilos.
A ver vamos...


LADRÕES DO TEMPO - Edição Asa. Autores: argumento de Tozé Simões e arte gráfica de Luís Louro.
“Ladrões do Tempo” é o nono tomo da tão popular e bem apreciada série “Jim del Mónaco”.
Desta vez, Jim del Mónaco, a sua sensual Gina e o divertido serviçal Tião, por uma experiência com a “máquina do tempo”, vão parar ao perigoso mundo jurássico. E é a grande aventura, plena de acção e com bons e pândegos momentos de humor.
Aviso: é álbum de leitura obrigatória.
Aplausos e aplausos aos sempre jovens e inspirados autores!

Sem comentários:

Enviar um comentário