quarta-feira, 19 de agosto de 2015

BREVES (12)



AMADORA BD JÁ MEXE...

O Festival de Banda Desenhada da Amadora está já aí à porta. A pouco mais de dois meses da abertura (23 de Outubro), a organização fez saber que o tema deste ano é dedicado à Criança na BD, assinalando assim o centenário de Quim e Manecas, personagens incontornáveis da banda desenhada portuguesa criadas por Stuart Carvalhais.
Como sempre, o festival promove os já tradicionais concursos, cujas principais normas do regulamento podem ser consultadas aqui.


VIRIATO EM VISEU
A 30 de Agosto (instituído como Dia de Viriato pela autarquia viseense), decorrerá a inauguração da exposição "Viriato na Banda Desenhada", pelas 16:00 horas, na Feira de São Mateus.
De seguida, será feito o lançamento de "Viriato", de José Garcês, recuperação em álbum de uma obra publicada no "Cavaleiro Andante", entre 1952 e 1953 (por sinal, o primeiro trabalho realizado pelo autor para esta revista).
Ainda nesse dia, terá lugar uma merecida sessão de homenagem a Garcês, onde lhe será entregue o Prémio Especial Anim'Arte BD (Gicav) 2015.
A exposição decorrerá até 13 de Setembro.







UM NOVO ASTÉRIX

Vai ser lançado mundialmente e em simultâneo, o 36.º álbum da série “Astérix”, no próximo dia 22 de Outubro.
Com o título “O Papiro de César”, tem argumento de Jean-Yves Ferri e arte de Didier Conrad.
No nosso País, haverá a edição em português e outra em mirandês.


FALECEU  COYOTE
Coyote (1962-2015)
Por paragem cardíaca, faleceu no passado dia 9, o desenhista francês Coyote (aliás, Philippe Escafre), nascido em Rodez a 9 de Outubro de 1962.
Apaixonado por motos, notabilizou-se sobretudo na equipa da revista “Fluide Glacial”. Na sua bibliografia, contam-se as séries “Little Kevin”, “Les Voisins du 109” e “Diego de la S.P.A.”, e o álbum único, “La Belle et les Bêtes”.
"Litteul Kévin" e "Les Voisins du 109", duas séries marcantes na carreira de Coyote

Sem comentários:

Enviar um comentário