sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

DE ACTORES A HERÓIS DE PAPEL (6)- CANTINFLAS

Mário Moreno (Cantinflas) (1911-1993)
Fortino Mario Alfonso Moreno Reys, nasceu a 12 de  Agosto de 1911 na Cidade do México, onde faleceu a 20 de Abril de 1993.
Teve uma adolescência marcada pela pobreza, começando a trabalhar muito cedo, como engraxador, aprendiz de toureiro, taxista e pugilista. Pelos vinte anos, quando era empregado num teatro popular, teve a oportunidade de substituir um elemento que havia adoecido. E aqui foi o início de uma brilhante carreira!
Começou por ser anunciado como Mario Moreno, depois como Mario Moreno "Cantinflas", para acabar por ficar apenas com o nome do personagem que inventou. É mesmo apenas como Cantinflas que figura na ficha artística dos
três filmes em que participou nos Estados Unidos: "A Volta ao Mundo em 80 Dias" (1956) sob direcção de Michael Anderson (onde foi um Passepartout muito pouco francês, mas que lhe valeu um honroso Globo de Oiro), "Pepe" (1960) sob direcção de George Sidney (um filme fiasco) e "The Great Sex War" (1969) por Norman Foster. Este terceiro filme foi tão bom ou tão mau, que quase ninguém se lembra dele. Todavia, foi muito popular e aplaudido sobretudo em territórios onde se falava o castelhano e/ou o português e é por alguns críticos considerado como o "Charlie Chaplin da América Latina".
Da sua extensa filmografia constam brilhantes e divertidos êxitos, como "Grande Hotel", "Nem Sangue Nem Arena", "Os Três Mosqueteiros" (fenomenal!), "O Mata-Sete", "Cantinflas na Ribalta", "O Bolero de Raquel", "Sobe e Desce", "O Bom Pastor", "Cantinflas Deputado", "O Senhor Doutor", "D. Quixote Sem Mancha", etc.

"Os Três Mosqueteiros", película onde "Cantinflas" parodia o célebre romance de Alexandre Dumas

Visitou Portugal, uma das vezes para tourear numa novilhada no Campo Pequeno (Lisboa), cuja receita integral reverteu para o Banco dos Olhos. 
Tem uma estrela na famosa Calçada da Fama em Hollywood.
Mas como surgiu o seu "boneco" Cantinflas? Algumas opiniões dizem que se inspirou num "herói" muito semelhante, o Chupamirto, que figurava em tiras sob o traço de Jesús Acosta Cabrera. Outros, dizem que foi ao contrário, que Chupamirto foi inspirado em Cantinflas... Tudo na mesma época.
Tira de "Chupamirto", por Jesús Costa Cabrera
O certo é que o próprio Cantinflas acabou por se tornar também num "herói de papel", sob o traço de diversos desenhistas, dos quais são mais notórios os espanhóis Raf (Juan Rafart Roldán, 1928-1997) e A.Peris (Alberto Peris Gregori, 1928-1998). As publicações espanholas são hoje muito difícieis de se encontrar...
Mas, ao se recordar sentidamente Cantinflas, sempre se informa que em Portugal há à venda alguns DVD's dos seus filmes.
LB
Prancha de "Cantinflas", por Raf, notável desenhador humorístico espanhol.
Outra prancha de "Cantinflas", por Raf, publicada nos anos 60.
Capa do álbum "Cantinflas Campeón de Natación", por A. Peris
Capa do álbum "Cantinflas Caballista", por A. Peris
Capa do álbum "Wa-Joka, el Piel Rojo", por A. Peris
Almanaque "Cantinflas y Cateto" (Ediciones Lerso, 1946)


"Cantinflas" numa série de animação (com 53 episódios) produzida no México, nos anos 70

Sem comentários:

Enviar um comentário