Maurice Maréchal (1922-2008) |
A série apareceu pela primeira vez a 7 de Maio de 1957, na edição belga da revista "Tintin". Em Outubro desse ano, iniciou-se também na edição francesa e até, um tanto mais tarde, surgiu igualmente na edição portuguesa desta mesma revista, bem como, algum tempo antes, num Número Especial do "Cavaleiro Andante" e na revista "Zorro".
"Um Assunto que Pica" - episódio da série "A Avó Detective"
Com histórias curtas e longas, editaram-se sete álbuns (dois destes na versão integral) pelas Éditions du Lombard.Na origem, pela revista "Tintin", a série foi publicada até 1967. Em 1984, e até 1987, reapareceu na revista "Spirou".
Maurice Maréchal teve, por vezes, a colaboração de colegas seus: no argumento, de Raymond Macherot, René Goscinny, Greg, Mitteï, Didjé e Jiem; e no grafismo, de Mitteï e Seron.
Prudence Petitpas só usa, eventualmente, uma arma: o seu "temível" guarda-chuva!... Como seus aliados e cúmplices, conta com o seu inseparável e fiel gato Stanislas, o velho guarda florestal Cyprien, o pouco inteligente e atávico inspector de polícia Robur Duroc e um grupo de garotos liderados por Jojo.
Destemida e incapaz de vacilar, Prudence, acaba sempre por meter nos eixos quem deles se desvia. Tudo, claro, com muito humor à mistura.
Não consta, infelizmente, a edição em português de qualquer álbum desta série... o que acaba por não ser surpresa nenhuma...
Uma bela capa desenhada por Maréchal para o álbum "Gare aux Ancêtres!" |
Prudence Petitpas também foi capa na revista Tintin portuguesa |
"Prudence Petitpas e os Carros Fantasma" (revista Tintin, 01.05.1982) |
"O Rallye dos Calhambeques" (revista Tintin)
Sem comentários:
Enviar um comentário